2711_ATENDIMENTO_5

Detran-AL: sem concurso há 21 anos, servidores falam sobre greve

Publicado em Concursos, Concursos Públicos

Com um alto número de cargos vages, o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) pode sofrer com uma greve de servidores. O órgão não tem concurso público há 21 anos e a carência atual é de cerca de 250 vagas. O vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Detran AL (Sinsdal) informou que a reunião que determinará se vai haver greve geral ou não está marcada para a próxima terça-feira (15/2).

“Não funcionará a vistoria veicular, exames de direção, nenhum serviço presencial do órgão. Na terça (15), faremos uma assembleia para deliberar os rumos do movimento. Se não houver nenhuma proposta do governo, nós poderemos, deflagrar greve por tempo indeterminado no Detran de Alagoas, o que será, certamente, a maior e mais longa greve da história do órgão”, informou o vice, Roberto Martins, ao Gazeta Web.

Martins ressaltou que, com o déficit, o serviço à população fica completamente comprometido: “Hoje, para marcar o exame prático, demora quatro meses, então, se for olhar no site (do Detran), só tem vaga para o mês de junho. Se tivesse mais dez servidores novos na banca examinadora, o exame poderia ser marcado em quinze dias.”

Em janeiro de 2021, o Ministério Público do Estado entrou abriu uma ação civil solicitando um novo concurso público para o Departamento. Um ano depois, entretanto, não há nenhuma atualização sobre um novo edital.

De acordo com a Lei 7.823/2016, o cargo de assistente de trânsito tem como salário inicial R$ 3.024,82. Já analistas de trânsito recebem, inicialmente, R$ 5.041,37