200441_1000

Concurso TCE TO: após 14 anos certame tem comissão organizadora formada

Publicado em autorização, Carreira fiscal, Concursos

Ainda não foram informadas quais carreiras serão contempladas no próximo edital. Isso dependerá de um levantamento para identificar quais cargos e áreas demandam maior reposição de servidores efetivos

Jéssica Andrade – Após 14 anos sem nenhum concurso público, a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins formou uma comissão organizadora do novo concurso TCE TO. A composição do grupo foi publicada no Boletim Oficial do órgão de 10 de fevereiro. 

A  comissão é composta pelos seguintes membros:

  • Presidente: Adauton Linhares da Silva, Conselheiro Substituto, matr. 23480-0;
  • Moisés Vieira Labre, Conselheiro Substituto, matr. 23431-1;
  • Lauri Meyer, Auditor de Controle Externo, matr. 23711-6;
  • Wilma Duarte Cardoso de Miranda, Auditor de Controle Externo, matr. 23875-9;
  • Buenã Porto Salgado, Auditor de Controle Externo, matr. 24328-7.

O grupo tem como atribuições: auxiliar na elaboração do projeto básico do concurso; acompanhar o processo de contratação da banca organizadora; orientar, acompanhar a organização e realização do processo seletivo. 

Além de promover a publicação dos editais no Boletim Oficial do TCE TO e no portal do tribunal na internet, após assinatura do presidente do órgão. 

A seleção está prevista desde 2020, para ser realizado em 2021. “Informamos que a questão está em estudo e a intenção é realizar o concurso público, tendo em vista a necessidade da instituição”, informou o TCE na época, por meio de nota. 

O quadro de pessoal do TCE do Tocantins é composto pelos cargos de auxiliar operacional, assistente de controle externo, técnico de controle externo e auditor de controle externo.

Ainda não foram informadas quais carreiras serão contempladas no próximo edital. Isso dependerá de um levantamento para identificar quais cargos e áreas demandam maior reposição de servidores efetivos.

Concurso TCE TO é alvo de inquérito pelo Ministério Público

Em abril de 2020, o Ministério Público do Tocantins abriu um inquérito para apurar a necessidade de concurso TCE TO. O objetivo era verificar o suposto excesso de cargos comissionados no Tribunal de Contas.

De acordo com o MP, a quantidade de vagas providas em comissão era maior que as contratações efetivas. O que iria contra os princípios constitucionais. 

Conforme documento do Plano Estratégico do Tribunal, publicado em agosto de 2020, em sua história o órgão realizou apenas quatro concursos públicos para servidores, procuradores de contas e conselheiros substitutos.

Último concurso

O último concurso para ingresso no TCE TO para área de apoio há mais de 14 anos. O último edital, publicado em 2008, trouxe a oferta de 86 vagas, sendo 59 de nível superior, nos cargos de analista e técnico, e 27 de nível médio/técnico, para assistentes. 

As oportunidades foram distribuídas entre várias especialidades e os ganhos iniciais variaram de R$828,75 a R$3.062,50. Pelo espaço de tempo, tais valores já foram reajustados.

O Cebraspe (na época Cespe/UnB) foi o organizador do concurso. Os candidatos foram avaliados por até três etapas:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior.

O exame objetivo para candidatos de nível superior apresentou 60 questões. Para os participantes de nível médio/técnico, as provas foram compostas por 80 questões. As disciplinas abrangiam Conhecimentos Básicos, Complementares e Específicos. 

Na prova discursiva, para cargos de nível superior foi necessário responder a quatro questões acerca dos Conhecimentos Específicos. Já para o nível médio foram cobradas duas questões discursivas.