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Concurso PCRS: confira os cargos e requisitos previstos

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O último concurso da PC RS ofereceu 1200 vagas para agentes e 100 para delegados

A chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, anunciou na última terça-feira (22/02) a possibilidade de um novo concurso público para a Polícia do estado ainda este ano.  A previsão é que os cargos de delegado, escrivão e inspetor sejam contemplados.

“Gostaria muito. Espero que até o fim do ano a gente tenha algum edital de concurso para delegado, escrivão e inspetor”, afirmou a chefe da corporação em entrevista ao programa Cruzando as Conversas, da RDC TV.

O concurso realizado pela corporação em 2017 ainda está em vigor. No entanto, a delegada afirmou que isso não interfere no planejamento para um novo edital.

A carreira de agente de polícia, que contempla os cargos de escrivão e inspetor, têm os mesmos critérios de ingresso. A remuneração inicial para essa área é R$6.366,80.  Quem sonha em entrar na PC RS por meio dessas funções deve apresentar:

  • no mínimo, 18 anos de idade;
  • curso superior completo em qualquer área; e
  • Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria “B”.

Já o cargo de delegado da Polícia Civil exige alguns requisitos mais específicos, po´rem, os ganhos são maiores, chegando a R$20.353,06.

Para quem deseja concorrer, é preciso comprovar:

  • no mínimo, 18 anos de idade;
  • curso superior completo em Direito;
  • Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria “B”; e
  • atividade jurídica ou policial pelo período mínimo de três anos, até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional.

Último concurso PC RS

O concurso PC RS mais recente foi realizado em 2017/2018. Na ocasião, foram oferecidas 1.200 vagas, nos cargos de escrivão e inspetor, sendo 600 para cada função. Já a seleção para delegado contou com 100 oportunidades.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e uma redação, além do teste físico, da sindicância da vida pregressa e exames de saúde e avaliação psicológica. 

Na objetiva dos agentes foram exigidas 80 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 80 de Conhecimentos Específicos, sendo eles:

Informática, Raciocínio Lógico, Legislação Estatutária, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos e Atualidades.

Já os candidatos ao posto de delegado tiveram que responder a 120 questões objetivas e 20 discursivas. O conteúdo contou com disciplinas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Jurídicos, sendo eles:

Direito Penal Direito; Processual Penal; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Direito Civil; Direitos Humanos; Medicina Legal Judiciária; e Criminologia.

Após a conclusão de todas as fases, os aprovados foram convocados para o Curso de Formação Profissional. Segundo a delegada, as últimas turmas devem tomar posse até maio deste ano.