O Itamaraty confirmou ao Papo de concurseiro que as provas da primeira fase do concurso de admissão à carreira diplomática seguem previstas para 30 de maio. Apesar da informação, os candidatos devem ficar atentos aos próximos capítulos, já que muitas seleções estão sofrendo suspensões ou tentativas de adiamento, devido à pandemia de covid-19.
De acordo com o regulamento, são 25 vagas para a classe inical de terceiro-secretário, sendo 18 para ampla concorrência, cinco para negros e duas para candidatops com deficiência. O concurso será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
A remuneração inicial do posto no Brasil é de R$ 19.199,06 (valor bruto). Para concorrer é necessário ser brasileiro nato; apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter idade mínima de 18 anos; entre outros requisitos.