1054771-df_img_4728 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Agência bancária banco do Brasil

Com concurso previsto para 2021, Banco do Brasil divulga perfil de funcionários

Publicado em carreira bancária, Concursos, Concursos Públicos

Em pouco mais de um ano, instituição perdeu aproximadamente 7 mil servidores

 

Karolini Bandeira*- A Administração do Banco do Brasil (BB) divulgou, no Diário Oficial da União da última sexta-feira (26/2), relatório com informações sobre o quadro de servidores da instituição em 2020. O documento informa dados de distribuição geográfica de funcionários, quantidade de cargos ocupados e predominância de gênero e escolaridade. Um concurso público da instituição segue previsto para 2021.

De acordo com o relatório, as agências do BB são compostas, majoritariamente, por homens. Em dezembro, foi mapeado que 53.028 servidores eram do sexo masculino, enquanto 38.645 eram funcionárias mulheres. Ainda segundo os dados do mês, a maioria dos trabalhadores possui nível superior de ensino: 48.275 têm mestrado ou doutorado, 31.735 têm graduação, 11.505 possuem o nível médio e outros 158 apresentam outro tipo de formação.

Boa parte dos profissionais buscam subir de cargo  a partir de desenvolvimento profissional. O desenvolvimento interno pode ser alcançado através da Universidade Corporativa do Banco do Brasil (UniBB). No último ano, um acordo de cooperação técnica foi oficializado entre o banco e a Bolsa de Valores do Brasil (B3). “O acordo é um convênio de cooperação mútua para o desenvolvimento de ações educacionais e apoio a projetos e atividades de interesses comuns. Uma das ferramentas utilizadas é o Hub de Educação Financeira, plataforma que reúne conteúdos sobre finanças produzidos pela B3 e seus parceiros, como o BB”, informa a Administração.

 

Distribuição geográfica

De acordo com os dados apurados, os funcionários atuam predominantemente na região Sudeste. Em dezembro, a região concentrava 39.800 do número total de profissionais. O Centro-Oeste fica em segundo lugar  no ranking, com 16.650 dos trabalhadores. Atrás, temos a região Sul (16.136), Nordeste (15.106) e, por fim, Norte (3.981).

 

BB perdeu pouco mais de 7 mil trabalhadores nos últimos anos

O relatório revelou as perdas no número de funcionários de 2019 para 2020. No ano retrasado, a instituição possuía 93.190 colaboradores. Em 2020, o quadro foi reduzido para 91.673, contabilizando uma perda de 1.517 funcionários devido a aposentadorias e desligamentos no decorrer do ano. Em janeiro de 2021, com o Programa de Demissão Voluntária (PDV) — implementado pelo BB para reduzir as despesas anuais —, o desligamento foi aderido por mais 5.533 empregados, resultando em um corte total de 7.050 funcionários em pouco mais de um ano.

Com PDV encerrado em 5 de fevereiro, o BB deverá fechar as portas de 361 unidades de atendimento — do número, 361 são agências. O processo é burocrático e deverá se estender até o mês de junho. Ainda segundo a instituição, o programa deverá gerar uma redução de despesas anual de R$ 780 milhões. Além da meta de redução de gastos (objetivo é de redução de 10%), o intuito dos cortes do PDV é aumentar a eficiência do banco.

 

Saiba mais:

Banco do Brasil lança programas para cortar 5 mil funcionários

 

Fechamento de agências não impacta concurso previsto

Felizmente, o enxugamento de funcionários e o fechamento de agências não alteram o concurso público projetado para este ano. Isso porque todas as vagas abertas são para o setor digital do banco, na área de tecnologia da informação (TI). Os profissionais contratados deverão trabalhar nas agências digitais, sem conexão com as unidades que serão fechadas.

 

Concurso terá 120 vagas

Anunciado em agosto de 2020, com 120 vagas previstas para a área de tecnologia da informação, o concurso público do Banco do Brasil segue em fase de planejamento. De acordo com a Assessoria de Imprensa do banco, os estudos para a publicação do edital de abertura estão avançados! A seleção procura contratar jovens profissionais que desejam construir carreira em diferentes áreas da tecnologia, como analytics, inteligência artificial, desenvolvimento de software e aplicativos, dentre outras. O concurso, de âmbito nacional, exigirá conhecimento na área de TI. Os 120 profissionais aprovados na seleção deverão passar por uma imersão tecnológica oferecida pelo banco. A previsão é de um salário inicial de cerca de R$ 3,8 mil, somando diversos benefícios. Saiba mais!

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco