image (20) Guilherme Bergamini/Arquivo/ALMG Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG)

Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai abrir concurso

Publicado em Concursos Públicos

Fumarc é a banca organizadora do concurso ALMG

O concurso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais está avançando! A Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc) será a banca organizadora do concurso.

Segundo o relatório detalhado do processo de compra, a Fumarc será responsável pela  prestação de serviços técnicos de planejamento, organização e realização de concurso público. Dessa forma, a publicação do edital está cada vez mais próxima!

Com a previsão da realização do concurso em breve, os estudos devem estar a todo vapor.

Confira o que não deixar de estudar para se sair bem nas questões de língua portuguesa dos concursos públicos:

A língua portuguesa é o grande desafio para alguns concurseiros. Porém, a presença de questões da disciplina em todos os concursos, independente da área ou cargo desejado, é um fato. A complexidade e as regras rígidas da nossa língua podem assustar muitos candidatos. 

No que diz respeito à prova objetiva, alguns estudantes expressam bastante dificuldade para realizar as questões da disciplina. Assim, o Papo de Concurseiro destacou cinco pontos que não devem passar despercebidos na hora de estudar para os concursos.

Segundo o professor Fernando Moura, especialista do IMP Concursos, os estudantes devem treinar e estudar bastante:

  • Compreensão e interpretação de texto;
  • Regência;
  • Concordância;
  • Pontuação;
  • Reescrita de trechos do texto.

Ainda sobre a língua portuguesa, outro ponto que também é comum nos concursos, é a presença da temida redação. A escrita de um texto também pode ser um grande pesadelo para os concurseiros, que às vezes perdem bastante tempo na elaboração de uma dissertação. Por isso, o professor Diogo Alves, coordenador científico da Redação Sob Medida do Gran Curso Online separou os deslizes cometidos na hora de fazer a redação para os concursos:

  • Uso de “onde” sem referência específica a lugar. Na dúvida, empregue “em que”, que pode ser usado para retomar termo anterior, indicando circunstância mais ampla que apenas a de lugar.
  • Uso de “através de”. Só use “através de” se houver ideia de “passar por”. Do contrário, o ideal é “por meio de”, “por intermédio de”, “mediante”.
  • Erros de acentuação e ortografia. Cuidado com a letra “t” (não se esqueça do corte no meio), atenção às letras “i” e “e” (para não confundir o examinador) e o cedilha. Escreva a palavra por completo e depois marque os sinais gráficos.
  • Vírgula: a bendita sempre é equivocada, tadinha. O ideal mesmo seria o aluno estudar análise sintática antes de pontuar. Prefira a ordem direta – sujeito, verbo e complementos – para não usar vírgulas em excesso. Adjuntos adverbiais de longa extensão  (três ou mais palavras) merecem emprego de vírgula obrigatória, assim como orações subordinadas adverbiais, aposto explicativo e termos interferentes.
  • Um pecado gravíssimo na redação é quando o candidato não atribui legibilidade ao texto, não respeita as margens e nem indica corretamente os parágrafos. Isso é muito grave, pois é a partir de uma boa aparência (estética textual) que o examinador acolhe o texto. Seja gentil com o examinador: facilite a vida dele, que ele certamente facilitará a sua! Ah, para encerrar, não esqueça o hífen ao separar a sílaba no fim da linha. Detalhe: se for palavra composta, o hífen deve ser repetido no início da linha seguinte.

Dessa forma, é importante estudar os temas da língua portuguesa destacados pelos professores, para conseguir um bom resultado nas provas e uma possível aprovação.

Bons estudos!