Guarda Municipal - São Luiz - MA

100 vagas: concurso para guarda municipal de São Luís é autorizado

Publicado em Concursos

Uma comissão organizadora para o concurso para Guarda Municipal de São Luís chegou a ser organizada em 2020. No entanto, com a pandemia da covid-19, os trâmites foram adiados. 

Jéssica Andrade – O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, autorizou nesta quarta-feira (12/1) a realização de novo concurso para Guarda Municipal. Segundo publicação nas redes sociais do prefeito , a estimativa é que o concurso ofereça 100 vagas e seja realizado ainda no primeiro semestre de 2022. 

“Acabo de autorizar o concurso público para 100 vagas na nossa guarda municipal e será realizado ainda no primeiro semestre. Para reforçar ainda mais o trabalho da nossa segurança em São Luís”, disse Braide.

Uma comissão organizadora para o concurso da Guarda Municipal de São Luís, no Maranhão, chegou a ser organizada em 2020 pela Secretaria de Segurança com Cidadania (SEMUSC). No entanto, com a pandemia da covid-19, os trâmites foram adiados.  Agora, com a autorização do governo, uma nova comissão deve ser designada para organização e planejar o processo seletivo. 

No decorrer do concurso, são cobrados exames objetivos e físicos. 

Os aprovados ainda passam por um curso de introdução à carreira, com aulas teóricas e práticas. A expectativa é que a prefeitura contrate pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores após o estágio probatório.

Guarda de São Luís está sem concursos há 16 anos 

O último concurso realizado pela Prefeitura de São Luís, no Maranhão, para Guarda Municipal foi há 16 anos. O edital, publicado em 2006, ofereceu 240 vagas para o cargo de guarda municipal na 2ª classe. Na ocasião, foram abertas oportunidades também para guarda municipal salva-vidas e músico. 

O certame teve três etapas: prova objetiva, teste de avaliação física e teste de avaliação psicológica. Na primeira fase, os participantes tiveram que responder a 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

As provas foram avaliadas de zero a dez pontos, sendo habilitado quem obteve nota mínima de cinco pontos. Na avaliação física, os convocados foram submetidos aos exercícios de desenvolvimento com halter, barra, abdominal e corrida.

Os aprovados em todas as etapas ainda passaram por curso de formação de guardas municipais.