Em 1997, no dia do aniversário de Brasília, a capital ganhou um presente à altura da sua importância: a inauguração do Brasília Shopping. O mall rapidamente se tornou um dos principais pontos de encontro, lazer e compras da região. Com arquitetura arrojada, variedade de lojas e estrutura inovadora, o novo centro comercial marcou uma nova fase no desenvolvimento urbano e econômico da cidade, reforçando seu papel como polo de atração no centro do país.
“O Brasília Shopping se consolidou como um legítimo 37º monumento de Brasília, concebido pelo mestre arquiteto Ruy Ohtake. Diferentemente dos centros de compras convencionais — frequentemente projetados como estruturas fechadas e esteticamente neutras —, ele rompeu com esse padrão ao buscar plasticidade tanto nas formas externas quanto na fluidez de seus espaços internos”, conta o superintendente Gilberto Azevedo.
Para o executivo, a visão inovadora foi responsável por idealizar não apenas um centro de compras, mas um legado arquitetônico. O investimento no espaço trouxe um retorno positivo para a cidade. Por mês, o Brasília Shopping recebe mais de 700 mil visitantes aproximadamente. Esse fluxo se deve às 170 operações no local, entre lojas e restaurantes. Gilberto destaca que o mall é comprometido a oferecer o melhor da moda, gastronomia, serviços e cultura.
“Ancoramos nossas estratégias nos pilares da moda, cultura, gastronomia e serviços, sempre com um olhar contemporâneo e atento ao que move o brasiliense — um público exigente, diverso e profundamente conectado à identidade da capital”, afirma.
Além disso, o centro de compras busca trazer a inovação em sua essência desde o início das suas operações. Considerado um empreendimento emblemático para a capital, o Brasília Shopping protagonizou momentos marcantes para a cidade e, também, para o segmento de shoppings centers.
De acordo com Gilberto, uma das ocasiões memoráveis diz respeito ao Prêmio de Moda, que ocorreu no início dos anos 2000 e marcou o início da relação do mall com o universo fashion. O evento, na época, trouxe à capital uma plataforma para os criadores de Brasília se destacarem no cenário nacional.
Com o passar dos anos e, no que diz respeito à busca pela inovação, o Brasília Shopping não deixou de lado a história da capital. Mantendo essa premissa e reforçando a sua essência vanguardista, no mês passado foram apresentadas as maquetes dos móveis que irão compor o novo Espaço de Estilo do mall, que estará presente no ambiente interno do empreendimento.
“Em parceria com o Galpão — iniciativa que valoriza o design brasileiro — e a Associação de Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro), convidamos cinco designers mulheres para criar uma coleção exclusiva de móveis autorais que integrarão os espaços comuns do Brasília Shopping”, conta Gilberto.
As peças, inspiradas nos traços arquitetônicos icônicos da cidade, combinam linhas curvas, materiais robustos e uma estética que dialoga com a identidade tanto de Brasília quanto do próprio shopping. Os croquis foram lançados no aniversário do empreendimento, e a linha oficial será apresentada em setembro, na abertura da 2ª edição do Estilo Brasília.
“O Brasília Shopping sempre esteve um passo à frente, com um compromisso claro com a inovação, a originalidade e a entrega de experiências sofisticadas. Nosso maior desafio — e também nossa motivação — é manter esse olhar atento ao novo, ao inusitado, buscando constantemente surpreender um público exigente, que se reconhece na nossa proposta. No fim das contas, somos reflexo daqueles que nos escolhem”, complementa.
Três perguntas para Gilberto Azevedo, superintendente do Brasília Shopping:
Na sua opinião, qual a importância dos shoppings para uma região?
Os shopping centers desempenham um papel fundamental no lazer urbano. Os empreendimentos do grupo PO Shoppings se destacam por moldar suas iniciativas de acordo com os hábitos e interesses do seu público. O Brasília Shopping, em especial, possui uma localização estratégica no coração da cidade, próximo ao Setor Hoteleiro Norte, Setor Comercial Norte e aos principais pontos turísticos da área central. Isso nos permite atender tanto ao frequentador assíduo quanto ao visitante ocasional, com o mesmo padrão de qualidade.
Há projetos sociais, culturais ou educacionais vinculados ao Brasília Shopping?
A cultura é um dos pilares que sustentam o Brasília Shopping. Temos orgulho de manter o Teatro Brasília Shopping, um espaço ativo da cena local que recebe peças, musicais, shows e apresentações voltadas também ao público infantil. Recentemente, demos vida a um projeto que há tempos estava em nossos planos: o Clube do Livro. Nesta primeira edição, são 30 mulheres entre 25 e 70 anos que, em parceria com a Livraria da Vila, recebem gratuitamente os exemplares e se reúnem a cada 45 dias para debater as obras.
Qual a expectativa para os próximos meses?
Mantemos projeções otimistas para o ano, amparadas nos resultados consistentes do primeiro quadrimestre e no contínuo movimento de renovação de marcas e ampliação de operações. Temos um compromisso com a excelência e com a entrega de experiências únicas. Isso se traduz em números positivos, fidelização de público e na chegada de grandes marcas que enxergam no Brasília Shopping um espaço estratégico para o relacionamento com o consumidor.