O indoor cycling é uma modalidade que tem crescido no Brasil por trazer diferentes benefícios ao corpo e à mente. O exercício físico é realizado em uma bicicleta estacionária dentro de um ambiente fechado. Durante as aulas, os alunos pedalam ao ritmo de músicas animadas e envolventes, sob a orientação de um professor, que propõe variações de intensidade para tornar o treino mais dinâmico e desafiador.
Em 2019, o Distrito Federal ganhou um estúdio personalizado neste tipo de atividade: a Spincycle. Considerado um espaço de conexão, onde a energia coletiva cria uma atmosfera única, intensa e transformadora, o local aposta em dois tipos de treinos: a Bike Class, atrelada à modalidade de indoor cycling; e o Strong Basics, aula coletiva de treinamento de força. Larissa Pacheco, fundadora da marca, conta que a inspiração para a criação do local veio a partir de suas viagens para corridas.
“Meu primeiro contato com a modalidade foi na França e, nos últimos cinco anos, refinei a metodologia para um estilo de aula único. Além de ser dona da Spincycle, sou professora e ministro aulas de bike desde a inauguração da primeira unidade”, informa a personal trainer.
De acordo com Larissa, o maior diferencial da Spincycle está atrelado ao produto e à conexão entregue na experiência para os alunos. Nesse contexto, a qualificação dos professores é fundamental nesse processo. “Buscamos evoluir o nosso time de profissionais e aprimorar cada vez mais as aulas também”, complementa.
Além disso, semanalmente, em todas as unidades, os profissionais da Spincycle se reúnem para realizar treinamentos físicos, em uma troca mútua. O objetivo da ação é fortalecer o time não apenas para melhorar a qualidade das aulas, mas sim a entrega de cada professor.
Nesse âmbito, no que diz respeito aos treinos oferecidos, Larissa indica que sempre há uma construção da atividade, pensada e idealizada para que o aluno saiba até onde pode chegar, mas para que consiga se desafiar todos os dias. Segundo a empresária, o estúdio é destinado àqueles que buscam mais.
“Mais do que um corpo e mente saudável. Trata-se do equilíbrio entre os dois e para quem sabe que o verdadeiro desafio está em evoluir a cada aula”, ressalta. “Muito tem se falado sobre o mercado wellness [bem-estar]. Esse tema estar em pauta é muito legal para o crescimento não só da modalidade, mas do próprio estilo de vida”, acrescenta.
Por essa razão, Larissa indica que o que move a Spincycle é o propósito. “Acreditamos que a atividade física tem um poder e um papel transformador na vida das pessoas com a melhora da ansiedade, o aumento do condicionamento e, ainda, com a conexão criada com pessoas que respiram esse mesmo propósito”, avalia.
Metodologia humanizada
“Em nossas aulas de bike, a metodologia é pensada para que você esqueça o mundo lá fora e cuide unicamente de si”, conta Larissa. O foco é total e o desafio, constante. “Já no Strong Basic, a modalidade foi pensada para fortalecer, sendo o complemento perfeito para a bike”, ressalta. Na prática, são combinados os exercícios básicos da musculação, desenvolvendo força muscular.
A proximidade com os alunos é um aspecto fundamental, pois auxilia o desempenho de forma individual e, também, evitar as indesejadas lesões. “Esse aspecto sempre foi uma prioridade. O aluno merece se sentir confortável, respeitado e, claro, cuidado”, explica Larissa.
Atualmente, a marca possui duas unidades em Brasília e, também, duas unidades em São Paulo. A personal trainer indica que há novos planos de expansão: em breve, Curitiba receberá uma Spincycle. Entre as alegrias vividas pelo estúdio, Larissa destaca o crescimento da comunidade.
No entanto, um grande marco para a rede será a recepção de uma referência mexicana no indoor cycling: Pepe Abreu. “Ele já acompanha a Spincycle em um evento que, em abril, ganha sua quarta edição: o Spin Evolution. Além das aulas para os alunos, Pepe também ministra um treinamento para todo o time de professores”, indica.
Três perguntas para Larissa Pacheco, fundadora da Spincycle:
Qual foi a sua trajetória profissional até chegar na Spincycle?
Sempre trabalhei no mundo da educação física, como personal trainer e com grupos de corrida. Minha paixão pela atividade física está em ver propósito e a capacidade de transformar vidas com isso.
Como você idealizou a construção do estúdio para chegar ao formato que é hoje?
A marca nasceu já com um senso de comunidade muito grande, que é o que tem nos feito chegar cada dia mais longe. O pertencimento, a identificação, o cuidado e a experiência são fatores primordiais para nós e, claro, o desafio constante, saindo sempre da zona de conforto. Levamos a sério o treino, a evolução dos nossos alunos e entendemos a importância disso para eles.
Como foi lançar a marca perto da pandemia [em 2019]?
A pandemia foi o grande primeiro desafio da marca. Com cerca de quatro meses recém inaugurada, já fechamos as portas. Migramos totalmente para o on-line, com aulas em live e desafios com os alunos. Alugamos bikes para que as pessoas tivessem o próprio equipamento em casa e acompanhassem as aulas nas telas. Fizemos de tudo para estarmos presentes, mesmo que não fosse fisicamente. Esse foi o período difícil, mas que mais nos ensinou sobre o real poder de fortalecer a nossa comunidade e cuidar da saúde.