Eliza Ferreira, superintendente do JK Shopping | Crédito: Telmo Ximenes

Valorizando as regiões administrativas do DF

Publicado em

Mensalmente, o JK Shopping recebe aproximadamente 600 mil pessoas em seu espaço. Localizado na Avenida Hélio Prates, o mall foi inaugurado em 2013 com o objetivo de se tornar uma referência para regiões administrativas como Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires e Samambaia. 

A iniciativa foi abraçada não apenas pelos consumidores, mas também foi vista de forma positiva por empresários de diferentes nichos. Essa visibilidade do espaço contribuiu para que, atualmente, o empreendimento conte com 150 lojas distribuídas em uma área construída de 140 mil metros quadrados. Com o investimento no comércio local, o JK buscou contribuir ativamente para a valorização cultural e econômica da região.

“O empreendimento concentra diversificados serviços com oportunidades de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e educação. Além de ser conhecido por realizar projetos gratuitos dos mais diversos temas, entre eles, moda, esporte, ensino, saúde e sustentabilidade”, conta Eliza Ferreira, superintendente do JK Shopping. 

Complementando os serviços do shopping, a torre de escritórios do edifício tem 26 andares e 416 salas comerciais onde operam atualmente 301 empresas, distribuídas em 378 salas, onde há escritórios de advocacia, contabilidade, centros clínicos, consultórios médicos e odontológicos e serviços de estética.

Na percepção de Eliza, o JK Shopping é um empreendimento moderno e que tem investido em serviços que atendam, com qualidade, o seu público. Na parte de automobilismo, por exemplo, ela conta que o centro comercial criou um motobicicletário e um centro automotivo com carregamento de carro elétrico e calibrador de pneus, intitulado como JK Auto Service. Já no âmbito do bem-estar e conforto, os clientes dispõem de fraldário, cadeira de rodas manual e elétrica e, ainda, abafadores de ruídos para crianças autistas. 

“Com amplos corredores, também contamos com uma grande praça de eventos, que reúne um mix de lojas variado e completo, além da maior oferta de lazer no Distrito Federal, com o JK Arena – que reúne boliche, Magic Games, Ri-Happy, Espaço P-Diverte, além de melhor cinema da capital, o Cineflix”, acrescenta. 

Outro aspecto que chama atenção no JK Shopping está relacionado ao trabalho desenvolvido para a população. Com uma horta urbana ativa desde 2018, o projeto já distribuiu verduras, ervas aromáticas e medicinais para mais de oito mil clientes. 

A ação tem o intuito de fortalecer os laços de solidariedade com a comunidade local. A horta comunitária, localizada na área externa do mall, ajuda no desenvolvimento da educação ambiental e alimentação saudável. Com um ano de atividade, a iniciativa foi premiada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce),  na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.

Para Eliza, o envolvimento sociocultural e emocional com os moradores da região é o grande diferencial deste centro comercial. Essas iniciativas reverberam na atuação exitosa ao longo dos dez anos de funcionamento do espaço comercial.

“Temos tido lindos momentos no JK ao longo destes 10 anos. Quando sentimos que tudo flui com harmonia e os clientes se divertem comprando ou no cinema, ou nos nossos eventos. Em 2023, tivemos o melhor ano de vendas em todo o nosso funcionamento, sendo dezembro o melhor mês dentre todos. Pudemos comemorar com nossos clientes, com os lojistas e com os empreendedores estes números oferecendo várias atividades ao longo de 2023”, celebra Eliza.

Sustentabilidade

Buscando o crescimento e a inovação do espaço, o JK Shopping passou por um processo de revitalização nos últimos três anos. Em 2024, o empreendimento se destaca com a modernização do prédio e implementação de equipamentos sustentáveis e que demandam menos energia. Os próximos passos da marca buscam a implementação da Meta Lixo Zero em seu estabelecimento. 

Três perguntas para Eliza Ferreira, superintendente do JK Shopping:

 Como o JK Shopping elabora a sua programação mensal para os seus clientes?  

Todos os meses são oferecidas diversas atrações para as famílias que frequentam o empreendimento no JK Espaço Arte, onde além de atividades infantis todos os domingos, às 15h, são oferecidas exposições de diversos artistas. Já foram exibidas mostras de escultura – como do renomado escultor Omar Franco. Atualmente está em cartaz a mostra de crochê do Instituto Proeza e fotografias das crocheteiras pela fotógrafa Tainá Frota em cartaz até 30 de abril. Oferecemos também palco para eventos de esportes, que recebem a chancela de JK Esportes: entre março e maio, teremos campeonatos de Muay Thai, break dance, dama, skate feminino e judô.

Como o shopping evoluiu conforme as tendências do varejo? 

Estamos sempre buscando as melhores operações do varejo para atender ao desejo dos nossos clientes. A atualização do mix de lojistas é uma das grandes missões da superintendência do shopping, monitorando o mercado para identificar as operações mais inovadoras e oportunas para o momento do empreendimento. Este casamento de olhar com oportunidade fomenta formatos inusitados e bem-sucedidos. 

Quais os maiores desafios em gerir um shopping?  

Conciliar os interesses de todos os clientes do shopping, sejam eles as pessoas que fazem compras no shopping, os empreendimentos, os lojistas, os funcionários.  Ter sempre as melhores lojas para a atender as expectativas de todos, os melhores eventos, os corredores e banheiros limpos e cheirosos, a praça de alimentação impecável, o estacionamento bem iluminado e sinalizado, jardins e floreiras coloridas e sempre vivas. É como ser prefeito de uma cidade.