Hugo Leite, coordenador geral da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Distrito Federal (CDL Jovem-DF) | Divulgação

Fortalecendo o empreendedorismo jovem

Publicado em

Completando 25 anos de atuação, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Distrito Federal (CDL Jovem-DF) é responsável por desenvolver novos líderes e fomentar o empreendedorismo jovem na capital. Buscando fortalecer o espírito empreendedor e atualizar os membros associados sobre tendências e inovações do mercado, a entidade promove fórum de discussões e aposta na imersão de experiências a partir de reuniões regulares, palestras, seminários e eventos.

Segundo o coordenador geral Hugo Leite, por meio da CDL Jovem-DF, é possível apresentar ferramentas de sucesso para o negócio a partir da avaliação das dores desse segmento. De acordo com o coordenador geral, essa tratativa, por ser específica do nicho, possibilita a implementação de um ambiente de negócios melhor e o fortalecimento do empreendedorismo em uma cidade onde predomina o funcionalismo público.

Na avaliação do coordenador, esse setor é vital para a sociedade e, por isso, precisa de suporte para o seu desenvolvimento. “O empreendedorismo gera emprego e renda. Atende de maneira mais específica a demanda do consumidor, cria uma conexão empresarial que gera benefícios para aquela região. Onde tem um empreendimento, tem infraestrutura e transporte, além de agregar valor para a localidade e afastar a criminalidade”, indica. 

Hugo ressalta que uma das iniciativas da entidade é, justamente, promover o segmento para que a população compreenda a importância do empreendedorismo. “É um setor muito importante e trabalhamos para que a sociedade perceba isso, para que as políticas públicas levem em consideração os benefícios de curto, médio e longo prazo que a área promove para a sociedade na hora de pensar os investimentos e de ofertar linhas de crédito e fomento”, diz. 

Para auxiliar no desenvolvimento do empreendedorismo na cidade, Hugo informa que a CDL Jovem-DF tem atuado com pautas voltadas, especialmente, ao sistema tributário. O intuito da entidade é reduzir a carga e simplificar os tributos para os empresários. “Esse é um tema que toca muito profundamente ao empreendedor que está começando e significa uma das causas para que os negócios não sobrevivam. Seja porque o tributo é pesado, seja porque o sistema é tão complexo para quem está começando que se torna oneroso e, muitas vezes, inviabiliza os negócios”, avalia.

Para Hugo, outra pauta importante para a CDL Jovem-DF é a inovação. Fomentar a inovação, debater e divulgar formas inovadoras para empreender mais, melhor, com mais segurança e entregas mais eficientes do ponto de vista negocial é fundamental para a saúde do varejo. “Em todas as nossas ações, buscamos trazer discussões, debates e experiências que tenham como foco a inovação”, complementa. 

Dia Livre de Imposto

Buscando conscientizar a população do DF sobre as altas cargas e a complexidade do sistema tributário brasileiro, a CDL Jovem-DF promove o Dia Livre de Imposto. “Os lojistas vendem os produtos sem o valor dos impostos que incidem sobre a mercadoria. Com isso, mostra para a população o quanto ela paga de imposto. A ação ocorre uma vez por ano, mas há, ao longo do ano, uma mobilização entre empresários para conscientização da importância do tema e com o poder público na busca de alternativas para a redução da carga e da complexidade do sistema tributário”, informa. 

De acordo com Hugo, a iniciativa do Dia Livre de Imposto começou com a CDL Jovem de Belo Horizonte, em Minas Gerais. “Sempre houve uma preocupação da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas, a CNDL, de que a população percebesse o quanto os impostos impactam no valor dos produtos”, complementa. 

Três perguntas para Hugo Leite, coordenador geral da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Distrito Federal (CDL Jovem-DF):

Por que se associar à CDL Jovem-DF é positivo? 

Porque é um espaço de aprendizado, conhecimento, troca de experiência e possibilidade de contar com uma rede de apoio altamente qualificada, que pode tirar dúvidas, dar dicas de investimentos e de acesso a crédito, entre outros. Os pré-requisitos para ser um associado são: possuir CNPJ no Distrito Federal e ter entre 18 e 40 anos.

Nesses 25 anos de atuação, quais os grandes marcos da CDL Jovem-DF?

Temos muitos, mas, sem dúvidas, o Dia Livre de Impostos está entre os nossos grandes marcos. É importante para os empresários, visto que muitos não entendem como funciona o sistema tributário. É importante para a sociedade, porque fica mais informada e consciente e dá visibilidade para o trabalho dos empresários. 

O Papo de Empresário também é um marco importante para nós, já entrou no calendário do setor e trouxe grandes nomes do varejo do Distrito Federal.  A cada dois meses, na sede da CDL-DF, um empreendedor já consolidado no seu setor para contar sua experiência e ouvir, um pouco, os jovens empresários numa troca muito rica. 

Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores jovens no DF?

Nós temos os mesmos problemas que os empreendedores de outras localidades, que são a dificuldade e o custo de crédito para dar início ao negócio, a alta carga tributária e a sua complexidade, a concorrência desleal com os marketplaces que, hoje, são pouco fiscalizados e, com isso, é alta a evasão fiscal, desequilibrando a concorrência com o comércio físico, entre outros. 

Mas esses fatores, que são comuns, demonstram ainda a dificuldade de mão de obra. Em Brasília, o setor público exerce um apelo grande. Então, é comum que as pessoas queiram ou se submeter a um concurso público ou prestar serviço como terceirizados. Isso retira mão de obra qualificada do mercado privado e eleva os custos de contratação.