Magnum Tinen, sócio da Transplantas Garden Center

O negócio de transportar plantas

Publicado em

Além de purificar o ar, as plantas são capazes de trazer benefícios à saúde humana. Há quase uma década e meia, um estudo japonês, publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, indicou que passar um tempo na natureza reduz os níveis de estresse, diminui a pressão arterial e, também, provoca um efeito relaxante no corpo. 

Em Brasília, há diversas opções de lazer ao ar livre, onde o contato com o ecossistema do cerrado é possível. No entanto, há muitas pessoas que desejam privacidade e um ambiente especial dentro da própria casa. Para isso, os garden centers são uma ótima alternativa para montar o próprio local com plantas e flores escolhidas de acordo com gostos particulares. 

Neste nicho, o Transplantas é o estabelecimento de destaque no Distrito Federal. Magnum Tinen, sócio da empresa, conta que a loja já possui décadas de expertise no segmento. “Tudo começou em 1989, quando o nosso pai e fundador saiu na primeira viagem à cidade de Holambra com o projeto de trazer flores e plantas para fornecer às floriculturas que existiam aqui na capital”, relembra.

Conhecida como a cidade das flores, Holambra fica a cerca de 130 km de São Paulo. O apelido não é à toa: a região, anualmente, realiza a Expoflora, considerada a maior feira de flores e plantas ornamentais da América Latina. Neste ano, a sua 40ª edição está prevista para ocorrer entre os dias 25 de agosto e 24 de setembro. Em 2022, o festival recebeu aproximadamente 260 mil visitantes.

Com o objetivo de se inspirar e trazer um pouco da magnitude dos produtos da Expoflora para a capital, Tinen comenta que, apesar da excelente decisão do pai, o começo da Transplantas foi difícil. Logo na primeira viagem, todos os produtos adquiridos foram perdidos em função do motor do caminhão, que foi fundido.

“Mas nada disso o desanimou. O sonho sempre foi norteado por muita dedicação e foco”, informa. Esses sentimentos motivaram ainda mais a criação da loja. Após um período onde a mercadoria, que vinha de Holambra, era entregue de porta em porta na casa dos clientes, o pai de Tinen teve a ideia de criar a Transplantas, nome o qual foi pensado para representar a ação da empresa em transportar plantas, o seu produto principal.

“Um dos primeiros grandes marcos da empresa, com certeza, foi a nossa transição. Saímos dos caminhões fazendo entrega de porta em porta para loja física. Com isso, os clientes conseguiam ver melhor os produtos e, também, podiam comprá-los a pronta entrega. Além disso, a mudança da loja física, que ficava no Ceasa, para uma grande estrutura às margens da EPTG, na Vicente Pires, também foi muito importante para nós”, avalia Tinen. 

Hoje em dia, após muito trabalho, a Transplantas é considerada um dos maiores garden centers do Brasil. Segundo o empresário, o negócio de família conta com uma área coberta de 18 mil metros quadrados e, ainda, possui a projeção de que aumente para 22 mil metros quadrados nos próximos seis meses. Além do amplo espaço, a loja possui mais de 30 mil produtos variados para atender todos os gostos da população de Brasília. 

No que diz respeito à gestão do garden center, o empreendedor comenta que a experiência com jardinagem e botânica não se faz necessária. “Apesar de serem produtos específicos, os cultivos são bem parecidos, diferenciando-se muitas vezes em poucos detalhes. O que demora um pouco mais para aprender são os nomes. Por exemplo, em nossa loja, comercializamos mais de 12 mil espécies de flores e plantas, além de um mix de mais 18 mil produtos de jardinagem e decoração”, explica. 

Todavia, a experiência pode ser um ponto de destaque. Para isso, o profissional indica que é possível aprofundar os conhecimentos dentro da área. “Hoje em dia, existem vários cursos de especialização, desde o amador até para o mais profissional trabalhador. Inclusive, mensalmente, realizamos cursos de treinamento desde o cultivo, cuidado e, até mesmo, a decoração”, informa.

Criando o próprio negócio

Para quem deseja seguir esta área de atuação, Tinen não nega o segredo por trás do sucesso de um garden center. Para começar no segmento, ele indica que é preciso ter vontade de empreender e, em conjunto, levar a natureza, harmonia e felicidade para a vida de todo cliente que for atendido. Contudo, o ponto central do êxito do negócio diz respeito ao mix oferecido. “Todo garden deve ser o mais completo possível”, pontua. 

Essa visão de negócio consolida o Transplantas como o garden center da capital, responsável por ganhar o coração dos brasilienses. “Sempre fomos muito bem quistos pelos moradores do Distrito Federal, que, desde o início, abraçaram muito bem as nossas lojas. Sempre recebemos um grande carinho de cada cliente que visita os nossos estabelecimentos”, ressalta. 

“É preciso ter vontade de empreender e, em conjunto, levar a natureza, harmonia e felicidade para a vida de todo cliente que for atendido”

– Magnum Tinen, sócio da Transplantas Garden Center

Três perguntas para Magnum Tinen, sócio da Transplantas Garden Center:

Qual o período de maior procura? 

O período de maior procura de produtos com certeza é em maio, pois além dos Dias das Mães, é um mês muito escolhido para casamentos. Temos um aumento estimado de 60% quando comparado às outras épocas convencionais.

De onde vem os produtos vendidos na Transplantas?

Hoje trazemos flores, plantas e acessórios do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, variando muito do tipo de produto. Toda logística é feita em caminhões próprios, por conta do compromisso com a chegada dos produtos em nossa loja. Precisamos garantir que o produto esteja sempre no nosso estabelecimento até às 6 horas da manhã para que consigamos atender os mais variados clientes.

Como a Transplantas prepara os seus produtos de acordo com as estações?

Preparamos o mix com um antecedência mínima de 3 meses, pois apesar de disponibilidade da maioria dos produtos o ano inteiro, sempre os produtos daquela estação tendem a ter uma procura muito maior.