Geraldo Vasconcelos, CEO da Aguiar de Vasconcelos

Clientes que viram amigos

Publicado em

No mês em que Brasília comemorou 62 anos, o plenário da Câmara dos Deputados recebeu Geraldo Vasconcelos, um dos pioneiros da região, para a entrega da Medalha de Honra ao Mérito pelos serviços prestados ao DF. O empresário relembra o dia da condecoração. “Foi uma sensação muito boa. Em toda a minha vida, sempre gostei de prestar bons serviços e atender a comunidade”, diz. 

A medalha, referente ao título de cidadão honorário de Brasília, contemplou as iniciativas abarcadas pelo advogado e corretor de imóveis. Entretanto, apesar das movimentações comerciais terem iniciado junto com o surgimento da capital, Geraldo conta que, desde a infância, ele possui uma grande veia empreendedora.

O seu trabalho iniciou cedo quando, aos nove anos, ele começou a vender cocadas feitas em sua casa. Essa ação auxiliou na subsistência de sua família e foi responsável por gerar a sua identificação com a área de vendas. 

“Minhas irmãs e meu pai me entregavam uma bandeja com 101 cocadas para ir às ruas. Uma delas era a minha comissão, mas muitas vezes dei o dinheiro de todas. O meu prazer era vender. Como diz o ditado, filho de cearense vende até lote no deserto”, brinca. 

A vinda para Brasília se deu após um período residindo no Rio de Janeiro, onde criou empreendimentos de sucesso nas terras cariocas. Já na capital, antes da Aguiar de Vasconcelos Imóveis, Geraldo esteve à frente de diferentes tipos de negócios. 

O primeiro deles, em 1959, surgiu em uma estrada que ligava Brasília a Goiânia. No local, ele abriu um espaço que alocou um bar, um restaurante e um posto de gasolina. Em homenagem ao empresário, o espaço foi nomeado como Posto do Geraldo. 

Acompanhando a construção de Brasília desde o início, Geraldo foi um dos primeiros a investir na região. Depois de vender o seu complexo na estrada, ele adentrou a cidade e iniciou a sua jornada com novos negócios. 

O surgimento da Aguiar de Vasconcelos veio em 1982, com a intenção de torná-la referência em vendas e locação de imóveis em Brasília, com foco em casas no Lago Sul e de alto padrão no DF, a empresa sempre buscou ajudar as pessoas a conseguirem o local dos sonhos nas melhores localidades da cidade. A história da empresa se confunde com a de milhares de famílias brasilienses.

“Surgiu a ideia de abrir uma imobiliária com a lista de imóveis que eu tinha e eu fiz isso, há 40 anos, no Hotel Nacional, onde começamos”, informa. Ao compartilhar com seus filhos a notícia, a escolha pelo nome foi natural, pois a ideia do corretor era passar o negócio entre gerações. A Aguiar de Vasconcelos leva o nome da sua família.

Naquela época, quando o projeto estava saindo do papel, ele indicou a chave para o sucesso para os seus filhos. “O segredo é a idoneidade, a competência e a honestidade com os clientes”, comenta. Atualmente, os seus quatro filhos assumiram a gestão da imobiliária. Geraldo conta que cada um assumiu uma função e responsabilidade, o que garante o êxito e a qualidade da empresa. 

“O nome da nossa empresa e a continuidade do serviço são sinônimo de segurança e garantia”, informa. 

Além disso, no que diz respeito à estruturação do negócio, Geraldo garante que é possível realizar esse processo sem permitir que dificuldades sejam capazes de prejudicar o desenvolvimento do empreendimento. Para ele, com organização, boa consultoria, bons contadores, advogados, corretores e analistas, é possível construir um negócio de sucesso.

A importância da amizade

“Amigo é para se guardar, como diz a canção”, destaca Geraldo. Com a fama de ter conquistado várias amizades ao longo da vida, o empresário indica que quem tem mais amigos, tende a viver mais. Em 2023, o pioneiro da cidade fará 90 anos. 

Para ele, o segredo da longevidade envolve as pessoas que tem em sua vida. Desde que chegou na capital, o empreendedor anotou o nome de cada indivíduo que conheceu na sua trajetória. Em sua agenda particular, constam 12 mil famílias registradas com detalhes especiais, como datas de nascimento, informações sobre cônjuges e filhos. 

Como o senhor avalia o empreendedorismo no DF? 

O empreendedorismo é a iniciativa onde a pessoa tem o senso de detectar um tipo de negócio que esteja concernente com as suas ideias e suas capacidades, além de estar dentro da sua visão de negócio, na cidade em que você está. É uma atividade que requer lutas, pesquisas, interesses regionais e avaliação do produto. É possível empreender com as coisas mais simples, entretanto, se você for bom empreendedor, essas coisas podem ser grandes e muito promissoras no futuro do seu empreendimento. 

Quais dicas o senhor pode oferecer para quem deseja iniciar uma carreira no segmento de imobiliárias? 

No mercado imobiliário, e até mesmo em qualquer área, o segredo é a previsibilidade, a leveza no trato, a conquista de amigos e o relacionamento. Isso deve ser primordial em qualquer atividade e no de imóveis não é diferente.

Por que o mercado de imóveis é interessante? 

Os imóveis têm uma vantagem de quem os compra, porque ele dá uma renda e possui constante valorização. Brasília é uma cidade vibrante, onde chega gente todo dia de fora. Esses indivíduos precisam se hospedar e, até mesmo, comprar um imóvel. Nesse aspecto, temos uma compra de apartamentos – pequenos, médios e grandes – intensa. Com o aluguel é a mesma coisa. Então, é um ramo que gosto muito; um negócio muito evoluído, sempre com novidades.