Cozinha brasiliense foi muito bem representada no Taste of São Paulo

Compartilhe

São Paulo – O festival gastronômico Taste of São Paulo, realizado nos dois últimos fins de semana, no Clube Hípico Santo Amaro, destacou a participação brasiliense em sua terceira edição. Os chefs Mara Alcamim (Universal Diner), Francisco Ansiliero (Dom Francisco) e Gil Guimarães (Baco Pizzaria e Hop Capital Beer) estiveram na feira nos dias 24 a 26 com o projeto Panela Candanga, que busca trazer um conceito de cozinha brasiliense valorizando os ingredientes da região.

O trio levou quatro pratos para serem consumidos pelo público do evento: pamonha frita com creme de pequi; cannoli de doce de leite do Cerrado com queijo; galinhada caipira com pimenta-de-cheiro; e carne de lata com rapadura e vinagrete de cajuzinho do Cerrado e farofa goiana — esse último desenvolvido exclusivamente para o festival, que pede a cada um dos quase 30 restaurantes que levem três pratos do cardápio e façam um exclusivo. “Estamos levantando algumas raízes, como carne de lata e galinhada, que, na minha opinião, já é um prato característico da cidade”, defende Mara. Além disso, ministraram duas palestras: uma no sábado, no auditório Santander, e outra no domingo, voltada para a técnica de enrolar pamonha.

Preparando o caminho

Francisco, Mara e Gil no evento de São Paulo

A presença do trio é uma aproximação do Taste of São Paulo com a gastronomia de Brasília, já que a capital será a próxima cidade a receber a franquia do festival que surgiu há 16 anos em Londres. “Enxergamos Brasília com bons olhos. É uma cidade onde a gastronomia vem crescendo de forma muito rápida e onde você já encontra excelentes opções de restaurantes. Nós começamos a planejar o movimento para o Taste of Brasília e nesse meio do caminho conhecemos o Panela Candanga, que é um projeto de vanguarda, e a gente queria começar a contar essa história com Brasília ainda em São Paulo”, explica Francisco Mattos, Diretor da IMM, realizadora do Taste of SP.

Não há ainda uma data oficial para a versão brasiliense, mas a expectativa é de que o evento seja realizado entre 2019 e 2020 na capital. O curador do Taste of São Paulo, o crítico gastronômico Luiz Américo Camargo, tem feito uma pesquisa em Brasília e acompanhado o cenário nos últimos dois anos. “É uma cidade que tem bons restaurantes e uma população que compraria essa ideia, por curtir e se interessar pela gastronomia”, analisa.

O Taste of São Paulo reuniu 27 mil pessoas em seis dias. A principal característica do festival é expressar um pedaço de São Paulo em apenas um local, unindo ainda entretenimento, conhecimento (com palestras e workshops) e o chamado Empório Taste, com uma feira relacionada a gastronomia. O evento contou com a presença de quase 30 restaurantes, entre eles, nomes como Fasano, Tuju e NB Steak.

*Por Adriana Izel, enviada especial a convite da IMM.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Embaixada da Itália realiza a 5ª edição do Vini D’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil

Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…

2 dias atrás

Castália inaugura unidade no Pontão

Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal

6 dias atrás

Le Birosque reabre no Quituart com novo cardápio

A expansão é na verdade um retorno da marca para o local de origem, onde…

6 dias atrás

Todo domingo tem tambaqui na brasa na barraca Assados do Fred

Você não precisa esperar até o fim do defeso a 31 de março, que protege…

6 dias atrás

Dom Francisco promove jantar harmonizado com vinhos do Sul

Evento contará com rótulos da vinícola brasileira Monte Reale

6 dias atrás

Brasiliense está entre os vencedores do Prêmio Artesanal de Cerveja

A cerveja Seja Minha Luz, de Tácio Montes, foi a quinta colocada na categoria Ale

7 dias atrás