SerTão a Gosto chega a Brasília com chefs renomadas, música e teatro em celebração à culinária brasileira

Compartilhe

Evento terá mesas com receitas preparadas por Aline Chermoula, Márcia Nunes e Lydia Gonzalez, com mediação do jornalista Guilherme Lobão

Depois de estrear em Belo Horizonte, o projeto SerTão a Gosto desembarca em Brasília entre os dias 17 e 20 de outubro, no Teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul), trazendo uma programação que mistura gastronomia regional, cultura popular, música e teatro. Criado pela atriz Caísa Tibúrcio, o projeto é realizado pela Casulo Teatro, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

Chef Lydia Gonzalez. Crédito: Divulgação

A proposta é ser uma imersão sensorial na alma do Brasil profundo. O evento combina mesas gastronômicas com chefs convidadas e a apresentação do espetáculo Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja, um solo cênico-musical-gastronômico que costura sabores, histórias e canções inspiradas no sertão.

Programação

Três chefs de destaque da cena gastronômica nacional conduzirão as mesas gastronômicas, nas quais o público poderá acompanhar o preparo de receitas clássicas. A mediação será feita pelo crítico gastronômico Guilherme Lobão.

Chef e pesquisadora Aline Chermoula. Crédito: Divulgação

A programação começa na sexta (17/10), às 16h30, com a chef Aline Chermoula (SP), pesquisadora da culinária afrodiaspórica, que prepara uma moamba de galinha, prato tradicional da cultura angolana. Aline mostrará como o preparo dialoga com os sertões de Minas e Bahia, influenciando combinações típicas brasileiras, como o frango com quiabo.

No domingo (19/10), também às 16h30, é a vez da chef e historiadora Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha (BH), apresentar sua clássica canjiquinha com costelinha suína. Além da degustação, Márcia contará como o prato se tornou um símbolo da cozinha mineira e da memória afetiva do interior.

Encerrando as mesas, na segunda (20/10), às 16h30, a chef Lydia Gonzalez, do premiado Angá Ateliê Culinário (RJ), traz uma interpretação contemporânea da vaca atolada, prato que remete às rotas e trocas dos tropeiros pelo Brasil.

Espetáculo

Espetáculo Enluarada. Crédito: Diego Bresani/Divulgação

À noite, sempre às 20h, o público poderá assistir ao espetáculo Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja, também de Caísa Tibúrcio. A montagem, criada em 2020, mistura teatro, música e performance culinária, narrando o cotidiano sertanejo e celebrando a força feminina e a ancestralidade que atravessam a cozinha brasileira.

Toda a programação é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do Teatro Sesc Ary Barroso antes de cada atividade ou pela plataforma Sympla.

Liana Sabo

Posts recentes

Feira Panela Candanga retorna ao Casapark com edição especial de Natal

A Feira Panela Candanga terá a edição especial de Natal entre os dias 19 e…

3 dias atrás

Os doces do Natal: panetones, chocolates e outras delícias para garantir antes da ceia

Com a aproximação do Natal começam os preparativos da ceia. O que levar à mesa…

4 dias atrás

I Prêmio Sabores e Saberes: Comida de Terreiro celebra a gastronomia das comunidades de matriz africana no Brasil

Ao todo, 45 expositores participam da premiação que terá o vencedor revelado em 17 de…

4 dias atrás

Circuito Favela Gourmet segue com programação até 20 de dezembro no Rio de Janeiro

Evento reúne restaurantes em um concurso que vai eleger os melhores drinques, petiscos e pratos

5 dias atrás

Vinícola Brasília, que teve idealizador reconhecido no Prêmio JK, lança primeiro espumante

A Vinícola Brasília, que reúne 10 vinhedos da capital federal, lança, neste sábado (13/12), o…

5 dias atrás

Conheça o 9 ½ Brasserie, espaço de festas no Clube de Golfe

Você já pensou em curtir uma festa num ambiente elegante e cercado pela natureza com…

7 dias atrás