Itália e Geórgia vão se encontrar em Piri

Compartilhe

Dois países tão diferentes entre si — um latino e mediterrâneo o outro eslavo do leste europeu — estarão juntos de 13 a 16 de setembro, na nona edição do Slow Filme de Pirenópolis, evento que conjuga cinema e gastronomia não só na tela, mas também na mesa. Da Itália, país homenageado, virão três filmes: Slow food story, que conta a história do movimento criado pelo jornalista Carlo Petrini; Sou eu que cozinho, uma viagem pelos sabores da cozinha tradicional napolitana apresentados por cinco importantes chefs, e Lorello e Brunello, acompanha um ano na vida de dois irmãos agricultores da Toscana mostrando as dificuldades provocadas por grandes corporações no mercado de alimentação.
Já a Geórgia, onde nasceu o vinho há mais de 8 mil anos, vai exibir em primeira mão justamente um filme sobre a produção da bebida intitulado Meridiano do vinho. Depois de cada sessão, no Cine Pireneus, os espectadores vão poder degustar vinhos georgianos e italianos oferecidos pelas embaixadas dos respectivos países.

Temática feminina

Ao todo, são 11 longas-metragens, entre os quais A busca do chef Ducasse, que relata dois anos da vida do chef francês detentor de três estrelas no Guia Michelin; Atum, farofa & spaguetti, produção brasileira que mostra a variedade da gastronomia nacional através da vida de três chefs.
Tendo como tema a indagação “cozinha tem gênero?”, o festival exibe ainda Soufra, coproduzido por Susan Sarandon e o governo libanês, sobre uma empresa de food truck que oferece comida tradicional num campo de refugiados de Beirute.

Objeto Sim/Divulgação. Cena do filme Soufra.Objeto Sim/Divulgação. Cena do filme Soufra.
Objeto Sim/Divulgação. Cena do filme Soufra.

Como acontece todos os anos, a charmosa cidade recebe muitos turistas que lotam os restaurantes nos dias do evento. No Montserrat, o chef Juan Pratginestós elaborou um menu especial, da Nonna. Consta de uma sopa fria de abobrinha (zuppa di zucchine fredda no detalhe); penne ao molho de tomate e linguiça picante; e sorvete de goiabada e queijadinha, na sobremesa. Será servido no domingo, dia 16, por R$ 65. Reservas pelo telefone: (62) 99688-2628.

Liana Sabo

Posts recentes

Brasília 65 anos: Edição comemorativa da Restaurant Week será prorrogada até 4 de maio

A extensão do festival terá a participação de 57 das mais de 70 casas que…

14 horas atrás

Dois rótulos da Vinícola Brasília se tornam campeões brasileiros

Um ano depois de inaugurada no aniversário da cidade, em 2024, a Vinícola Brasília já…

3 dias atrás

Fabiana Pinheiro, do Sallva, assinou menu do almoço entre Lula e Gabriel Boric no Itamaraty

O cardápio elaborado pela chef para o encontro entre os presidentes contou com ingredientes e…

4 dias atrás

Sócios do Marie Cuisine abrem na 211 Sul Lilie Pâtisserie & Boulangerie

O espaço é um charmoso bistrô de pães, doces e refeição

1 semana atrás

Confira opções de sobremesa para adoçar a celebração da Páscoa

Às vésperas da Páscoa, o blog da Liana Sabo selecionou sobremesas para adoçar a celebração…

1 semana atrás

Com DNA argentino, Pobre Juan lança unidade no ParkShopping

A marca é conhecida pelas boas carnes na parrilla

1 semana atrás