Dois países tão diferentes entre si — um latino e mediterrâneo o outro eslavo do leste europeu — estarão juntos de 13 a 16 de setembro, na nona edição do Slow Filme de Pirenópolis, evento que conjuga cinema e gastronomia não só na tela, mas também na mesa. Da Itália, país homenageado, virão três filmes: Slow food story, que conta a história do movimento criado pelo jornalista Carlo Petrini; Sou eu que cozinho, uma viagem pelos sabores da cozinha tradicional napolitana apresentados por cinco importantes chefs, e Lorello e Brunello, acompanha um ano na vida de dois irmãos agricultores da Toscana mostrando as dificuldades provocadas por grandes corporações no mercado de alimentação.
Já a Geórgia, onde nasceu o vinho há mais de 8 mil anos, vai exibir em primeira mão justamente um filme sobre a produção da bebida intitulado Meridiano do vinho. Depois de cada sessão, no Cine Pireneus, os espectadores vão poder degustar vinhos georgianos e italianos oferecidos pelas embaixadas dos respectivos países.
Ao todo, são 11 longas-metragens, entre os quais A busca do chef Ducasse, que relata dois anos da vida do chef francês detentor de três estrelas no Guia Michelin; Atum, farofa & spaguetti, produção brasileira que mostra a variedade da gastronomia nacional através da vida de três chefs.
Tendo como tema a indagação “cozinha tem gênero?”, o festival exibe ainda Soufra, coproduzido por Susan Sarandon e o governo libanês, sobre uma empresa de food truck que oferece comida tradicional num campo de refugiados de Beirute.
Como acontece todos os anos, a charmosa cidade recebe muitos turistas que lotam os restaurantes nos dias do evento. No Montserrat, o chef Juan Pratginestós elaborou um menu especial, da Nonna. Consta de uma sopa fria de abobrinha (zuppa di zucchine fredda no detalhe); penne ao molho de tomate e linguiça picante; e sorvete de goiabada e queijadinha, na sobremesa. Será servido no domingo, dia 16, por R$ 65. Reservas pelo telefone: (62) 99688-2628.
O Assados do Fred, na 306 Sul, entrará no clima internacional na sexta-feira (24/1). Das…
As inscrições estão abertas para aulas de vinho express e sommelier; as capacitações começam em…
Após sucesso na área central de Brasília, formato terá expansões com perfis específicos para cada…
O Mané Mercado, no Eixo Monumental, criou uma adega central com a participação de cinco…
No ano em que Belém do Pará completou 409 anos, o restaurante Blá's Cozinha de…
As receitas se juntam as 11 opções tradicionais do estabelecimento