Evento ocorre de 30 de setembro a 1º de outubro em Manaus, no Amazonas, valorizando as iguarias amazônicas
Do pirarucu à vitória-régia, passando pela tartaruga — , todo o exotismo culinário que habita a região mais palpitante do país vem à mesa neste fim de semana para gourmet, pesquisador e profissional do sabor nenhum botar defeito. Receitas absolutamente surpreendentes desenvolvidas na cultura e resgatadas no turismo são a matéria-prima da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), que realiza sua quinta edição nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Centro de Convenções em Manaus.
O evento tem a chancela da Abrasel do Amazonas, cujo presidente Rodrigo Zamperlini destacou que “além de promover a gastronomia, o objetivo é apoiar iniciativas que tragam oportunidades para o setor de alimentação fora do lar de aperfeiçoarem ideias e conhecimentos sobre gestão e estratégias com vistas ao sucesso neste ramo.”
Durante dois dias haverá aulas show de importantes chefs da região e do exterior numa enorme arena que traz também estandes de ingredientes típicos amazônicos, equipamentos e outros serviços.
Estrelas convidadas
Escolhidos a dedo pela jornalista e produtora gastronômica Denise Rohnelt de Araújo, que desde 2015 faz a curadoria da FIGA, participam este ano os chefs Maria do Céu Athayde com uma receita de peixe aruanã; Felipe Schadler com pirarucu defumado e purê de tucumã; Luana Oliveira com pratos do povo xerente; Selma Reis com picadinho de tartaruga com farofa; Amanda Vasconcelos com ceviche amazônico; Elisângela Valle e Lídia Medina com pão de farinha de formiga e Daniela Martins com sopa de camarão e tapioca.
Além dos cozinheiros locais, estarão presentes chefs internacionais como o chileno Heinz Wuth, especialista em segurança e conservação de alimentos e autor do livro Isto é Ciência e Cozinha, e o colombiano Jaime Rodriguez dono do restaurante Celele, em Cartagena das Índias, eleito como o mais promissor da América Latina. Informações: https://figa2023.com.br
Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…
Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal
A expansão é na verdade um retorno da marca para o local de origem, onde…
Você não precisa esperar até o fim do defeso a 31 de março, que protege…
Evento contará com rótulos da vinícola brasileira Monte Reale
A cerveja Seja Minha Luz, de Tácio Montes, foi a quinta colocada na categoria Ale