Chef Claude Troisgros celebra 45 anos no Brasil e inaugura primeiro restaurante em Goiânia

Compartilhe

O francês está à frente do Cucina Mia, instalado em shopping da capital goiana

Os 210 quilômetros da BR-060 que separam Brasília de Goiânia estarão mais congestionados do que nunca neste fim de semana. Amantes da boa mesa não vão querer perder a estreia, na cidade vizinha, do chef Claude Troisgros, um dos nomes mais prestigiados da gastronomia que está completando 45 anos no Brasil. Ele inaugura hoje (sexta-feira, 4 de abril) o restaurante Cucina Mia no Shopping Flamboyant (Avenida Jamel Cecílio 3300) no espaço onde funcionou o restaurante japonês de Jun Sakamoto.

Cucina Mia será a primeira unidade da marca de receitas italianas e mediterrâneas com ingredientes frescos e sazonais elaboradas de acordo com as técnicas da alta gastronomia, que tem origem na França, terra natal do chef. Para quem estranha a opção culinária de um Troisgros – três gerações já tocaram o restaurante da família em Roanne, centro-leste francês — , Claude explica: “Tenho sangue italiano nas veias”. Sua mãe e avó eram italianas.


“Cresci vendo minha avó cozinhando. Os domingos na casa dela eram um acontecimento. Eu e meus irmãos ajudávamos no almoço, sempre uma lasanha ou nhoque com molho de tomate especial, que leva mel, vinagre balsâmico e vinho tinto. Até hoje guardo na lembrança o aroma desse molho, que passava quase a manhã toda cozinhando na panela”, lembra o neto famoso.

A cozinha será comandada pelo chef Jefferson Morais, a quem Claude conheceu em 2016, quando se encontraram no restaurante da vinícola Rocca Delle Macie, no coração da região do Chianti, na Toscana. Além do vinho, o chef Jeff, como é chamado, se tornou conhecedor de azeite. De volta ao Brasil trabalhou em Manaus e no Rio com a equipe de Troisgros. Agora, pesquisa os produtos do cerrado goiano, como o mel da Apizoom, de Pirenópolis, livre de agrotóxicos e defensivos agrícolas, e a baunilha da espécie pompona, escolhida para saborizar o mel nativo.

Os produtos locais usados na Cucina Mia incluem ainda queijo goiano e até vinho. “Gostei muito do Sirah Talha-Mar, produzido pela vinícola São Patrício (de Rianópolis)”, afirmou Claude Troisgros, cujo ofício o tornou astro televisivo do reality Mestre do sabor. Ele terminou a sétima temporada The Taste Brasil em dezembro e grava agora o Geladeiras em Ação no GNT e Globoplay. O chef não descarta a possibilidade de trazer a cantina italiana para Brasília, cidade que seus sócios, o goiano Marcelo Magalhães e Ronaldo Reis também adoram.

Liana Sabo

Posts recentes

Brinde de réveillon será especial para passageiros a bordo

Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…

2 dias atrás

Trattoria da Rosario e Belini Pani e Gastronomia ainda têm opções de ceia para o réveillon

Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…

3 dias atrás

Aquavit recebe 2026 com jantar nórdico-francês e brinde à beira do lago

O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…

7 dias atrás

Haná fecha para reforma e anuncia retorno renovado em 2026

Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…

7 dias atrás

Azeite, cachaça e doce de leite estão no radar da CNA para 2026

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…

1 semana atrás

Curso Oui Chef aposta na gastronomia francesa descomplicada e acessível ao dia a dia

Criado pelo chef francês Lionel Ortega, método alia tradição da França à alma brasileira e…

2 semanas atrás