Brinda Brasil homenageia vinhos da Geórgia

Compartilhe

Oito mil anos antes de Cristo já se fazia vinhos na Geórgia, país independente desde 1991 quando se dissolveu por completo o “império” soviético. Uma das 15 ex-repúblicas que formavam a URSS, o país sempre teve nos vinhedos um dos produtos agrícolas mais importantes, além das nozes, dos figos e das romãs. De tão ancestral e único, o método de vinificação é tombado pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade desde 2013. As uvas são esmagadas em uma prensa de madeira, depois o suco corre para dentro de odres de argila, chamados kvevri (foto), que são fechados com uma pedra e enterrados no solo. O vinho permanece por alguns meses antes de ser bombeado.

A Geórgia será o primeiro país europeu a ser homenageado no Brinda Brasil, que nasceu como evento de espumantes e este ano — dias 14 e 15 de junho, no B Hotel — contará com uma ala internacional com rótulos também de vinhos. A presença da Geórgia se deve ao trabalho do embaixador David Solomonia que, desde que chegou no ano passado, não tem medido esforços para distribuir o vinho georgiano. Ao lado da embaixatriz Olena Terentieva, apresentou bons Saperavi no 9º Slow Filme, em Pirenópolis, e colocou o produto nas adegas da Baco Pizzaria, do Oliver e da Trattoria Da Rosario.

Jantares harmonizados

Além da degustação de vinhos, os visitantes poderão apreciar os itens da ilha de antepastos composta por queijos gouda, brie e gorgonzola, pastrami, sardela, pastas, salame italiano e pães.

No restaurante do Brinda Brasil, montado especialmente para o evento, serão servidos jantares. A entrada será um mix de folhas verdes com queijo gorgonzola em especiarias e molho agridoce de mostarda dijon e mel.

No principal, você poderá se deliciar com três preparações: bife ancho argentino com batatas glaceadas na manteiga de garrafa, molho aioli e crocante de brioche assado; filé de salmão grelhado com cogumelos, brócolis, caldo de missô e tuille crocante de tapioca; e risoto funghi porcini com azeite de trufas e queijo grana padano.

Para a sobremesa, brownie de frutas vermelhas com creme de mascarpone. O jantar sai por R$ 250 por pessoa .

Concurso

O evento leva a assinatura dos organizadores Rodrigo Leitão e Emília Carvalho, que já realizaram 12 edições em Brasília e Goiânia. “Ao todo, 15.250 pessoas já passaram pelo Brinda Brasil. Foram 215 mil taças consumidas e 15 mil garrafas abertas”, contabiliza Emilia, que também é sommelière. Ingressos na bilheteria digital: lojas do Pátio Brasil Shopping e do Brasília Shopping ou pelo site www.bilheteriadigital.com.br

Liana Sabo

Posts recentes

Restaurante El Chato, de Bogotá, coloca Colômbia no centro do mapa mundial da gastronomia

O ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina entra em 2026 com um novo…

4 dias atrás

Brinde de réveillon será especial para passageiros a bordo

Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…

2 semanas atrás

Trattoria da Rosario e Belini Pani e Gastronomia ainda têm opções de ceia para o réveillon

Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…

2 semanas atrás

Aquavit recebe 2026 com jantar nórdico-francês e brinde à beira do lago

O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…

2 semanas atrás

Haná fecha para reforma e anuncia retorno renovado em 2026

Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…

2 semanas atrás

Azeite, cachaça e doce de leite estão no radar da CNA para 2026

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…

3 semanas atrás