Chef Paulo Machado e Denise Rohnelt Araujo
Barcelona será sede, mais uma vez, de um encontro internacional nos dias 10 a 12 de novembro, que discutirá a relação entre ciência e gastronomia e contará com a participação do Brasil. Ao lado de grandes nomes da alta gastronomia do planeta, como os chefs Ferran Adrià, da Fundação El Bulli; Joan Roca, do El Celler de Can Roca, que já foi o melhor restaurante do mundo e Pia Sörensen, professora da Universidade de Harvard, estarão a chef e pesquisadora de produtos amazônicos Denise Rohnelt Araujo, que coordenará a aula magna sobre Aromas e Sabores do Brasil juntamente com o chef sul mato-grossense Paulo Machado, embaixador da culinária pantaneira.
Desde 2019, ciência e gastronomia se deram as mãos e passaram a ser estudadas juntas em Barcelona no congresso, que em inglês, se chama Science & Cooking World Congress (SCWC). Esta será a sexta edição do encontro que já se tornou um dos mais relevantes do setor e nas últimas edições tem atraído centenas de participantes do mundo acadêmico, gastronômico e científico. O evento é na Universidade de Barcelona.
Este ano, o congresso tem um apelo especial porque se realiza no contexto da designação da Catalunha — da qual Barcelona é a capital –, como Região Mundial da Gastronomia 2025. Nada mais natural que celebrar a riqueza e a inovação da culinária catalã, que é ousada, criativa e profundamente ligada as suas tradições. Mais informações em https://scienceandcookingworldcongress.com/.
“Todos os anos, o congresso mundial conta com a participação de 22 países que trazem as principais pesquisas nas áreas de ciência e cozinha dos seus países, além de muitas novidades em produtos, ingredientes, equipamentos”, afirmou Pere Castells, presidente da Fundação Mundial de Ciência e Cozinha e presidente da organização do Congresso Mundial.
Abelhas sem ferrão
Sob o tema Aromas e Sabores, o congresso desenvolverá um programa extenso com conferências, palestras, aulas e atividades com foco na divulgação científica vinculada a cozinha e novos sistemas alimentares. Nesse sentido, a especialista em produtos apícolas Adriana Assemany, natural de Salvador e radicada nos Estados Unidos, onde pratica confeitaria, irá comandar um workshop sobre os surpreendentes aromas e sabores das abelhas sem ferrão nativas do Brasil. A chef baiana integra a delegação brasileira, composta de 10 participantes sob a liderança de Denise Rohnelt Araujo, membro honorária da Fundação SCWC.
Ainda estarão presentes a chef confeiteira Giuliana Cupini, que irá ministrar palestra sobre aromas, sabores e a neuroconfeitaria; a presidente da subdelegação do Amazonas, chef Elisângela Valle; a coordenadora do curso de gastronomia da Universidade Mackenzie, Camila Landi, entre outros.
Jovens talentos da gastronomia também foram contemplados no encontro que reservou um dia específico dedicado a escolas de hospitalidade e universidades ligadas ao mundo culinário. Além do Brasil, confirmaram presença representantes de outros países, como Turquia, México, China, Japão, Peru e da África.
Quando nasceu sete anos atrás na 201 Sul, junto à enorme área verde que forma…
A Feira Panela Candanga terá a edição especial de Natal entre os dias 19 e…
Com a aproximação do Natal começam os preparativos da ceia. O que levar à mesa…
Ao todo, 45 expositores participam da premiação que terá o vencedor revelado em 17 de…
Evento reúne restaurantes em um concurso que vai eleger os melhores drinques, petiscos e pratos
A Vinícola Brasília, que reúne 10 vinhedos da capital federal, lança, neste sábado (13/12), o…