Menos de um ano depois de realizar aqui o primeiro Taste Brasília, festival gastronômico presente em 13 cidades de cinco continentes, o evento está de volta neste mês de maio durante dois fins de semana, como é praxe, sendo o primeiro agora, a partir de hoje (5/5) até domingo (7) no mesmo lugar do ano passado: Pontão do Lago Sul. A próxima rodada será de 12 a 14 com novas atrações.
Além de apresentar o melhor da gastronomia brasiliense, virão duas importantes grifes do circuito gourmet de São Paulo, a começar pelo Mocotó, cujo chef Rodrigo Oliveira, que estreou esta semana no programa MasterChef Brasil, será representado pelo chef de criação Gabriel Salvini. Ele cozinha hoje, amanhã e domingo. O próximo fim de semana traz a chef fundadora do Aizomê, Telma Shirashi, nomeada pelo governo japonês embaixadora da cozinha nipônica no Brasil.
Instalado na Vila Medeiros, Mocotó protagoniza menu do sertão pernambucano. Pra começar, o famoso dadinho de tapioca com molho agridoce, que passou a ser copiado em todas as latitudes (R$ 35). Caldo de mocotó (R$ 30), pudim de tapioca (R$ 25) e bolo de mandioca (R$ 30) completam o cardápio, que tem ainda o exclusivo baião de dois com maxixada (R$ 40).
Prata da casa
Com a incumbência de desenvolver receitas exclusivas, inclusive destacando ingredientes típicos do Cerrado, 11 chefes aceitaram o desafio e se farão presentes, defendendo a culinária de suas casas. São elas: Aroma, de Ronny Peterson; Authoral, de André Castro; Casa Baco, de Gil Guimarães; Lago e Bloco C, de Marcelo Petrarca; Doc Cucina, de Salvatore Loi; Dom Francisco, de Francisco e Giuliana Ansiliero; Le Birosque, de Luiz Trigo; Ouriço, de Thiago Paraíso; Superquadra, de Tonico Lichtsztejn e Luiz Alberto Costa; Taipá, de Marcos Espinoza e Teta Cheese, de Marina Cavecchia e Bobson Melo.
A degustação permite que o cliente customize o menu, optando pela entrada de um restaurante, prato principal de outro e sobremesa de um terceiro. Cada prato tem entre 100 a 120 gramas.
Entre os destaques, o menu do Dom Francisco que aproveita o evento para dar início às comemorações dos 35 anos do restaurante, aberto em dois endereços: 402 Sul e Asbac. “Por isso, levaremos os pratos clássicos da casa, como a torta de castanha-do-pará e um exclusivo para o Taste”, informou a herdeira da grife, que trabalha ao lado do pai.
Segundo Giuliana Ansiliero, a novidade será um hambúrguer de pirarucu com picles de maxixe, aioli de tucupi e garum, servido com chips de banana da terra por R$ 35. Claro que não faltará o famoso bacalhau ao forno com batatas, azeitonas pretas, ovo cozido e azeite extravirgem servido com arroz de brócolis (R$ 35), além de mini bolinhos de bacalhau (R$ 25).
Drinques autorais
Além do time de restôs, dois bares participam do evento. O estreante 313 Drink Bar, aberto há 10 meses na quadra que lhe empresta o nome (313 Sul, Bloco B, Loja 1) tem uma carta de nada menos que 22 drinques autorais do mixologista Vitor Moretti, que leva para o Taste três preparações: Cold brew, licor de café, redução de abacaxi com pimenta verde de cheiro e flor de sal na baunilha; vodca Peach & Orange, redução de frutas vermelhas, tônica red mint e folha de sálvia, além de uma versão própria do Negroni. Trata-se de um blend de vermutes, gim, bitter e azeitona siciliana marinada em salmoura espanhola. Todos os três saem por R$ 35, cada.
O outro bar é o Iracema, de Giovanna Lima, que nos últimos três anos funciona na 213 Norte, Bloco B, loja 2, de terça a sábado, a partir das 18h até 1h. La, a bartender Adriana Pino desenvolveu com exclusividade o drinque Torquato de Bourbon, cajuína, cítricos e compota de caju com xerém. Ainda tem o de cachaça de jambu com xarope mascavo e rapadura chamado Caipeta e Jandira de gim Tanqueray, néctar de maracujá, limão tahiti e tangerina. Todos por R$ 35, cada.
É responsável pela seleção de restaurantes, cardápios e aulas de chefs o jornalista Luiz Américo Camargo, crítico gastronômico. Trinta expositores participam do Taste Festival, que tem patrocínio do Banco Santander. O evento, que tem programação para toda a família, com aulas de culinária para crianças, busca incentivar a sustentabilidade usando material biodegradável com vistas a evitar desperdício e obter lixo zero.
Ingressos estão à venda online. Informações: brasil.tastefestivals.com
Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…
Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal
A expansão é na verdade um retorno da marca para o local de origem, onde…
Você não precisa esperar até o fim do defeso a 31 de março, que protege…
Evento contará com rótulos da vinícola brasileira Monte Reale
A cerveja Seja Minha Luz, de Tácio Montes, foi a quinta colocada na categoria Ale