34ª safra do vinho Don Melchor já está disponível em Brasília

Compartilhe

O rótulo é considerado um dos melhores do Chile, recebendo 97 pontos de um dos jornalistas mais renomados do mundo

Mais uma vez Brasília recebeu a visita do enólogo chileno Enrique Tirado, autor do ícone Don Melchor, que veio para apresentar e comandar a degustação da safra 2020 deste, que desde 1987 é um dos melhores vinhos do Chile. Só comparável ao Almaviva, cuja elaboração conta também com a expertise de Tirado na condição de coenólogo.

Enólogo chileno Enrique Tirado. Crédito: Su Maestri/Divulgação

Composto de 92% de Cabernet Sauvignon, 6% de Cabernet Franc, 1% de Merlot e 1% de Petit Verdot, Don Melchor passou 15 meses em barricas de carvalho francês, e já está disponível nas prateleiras bem protegidas da Super Adega, onde pode ser adquirido por R$ 1.100 a garrafa.

Esta é a 34ª safra do vinho que traz uma enorme complexidade aromática com frutas vermelhas e flores, além de um grande frescor e textura aveludada com um final muito longo e persistente. Recebeu 97 pontos do jornalista norte-americano James Suckling, um dos mais renomados críticos do mundo, que passou 30 anos escrevendo para a revista Wine Spectator (provava mais de quatro mil vinhos por ano) até criar o próprio site em 2010.

Longa duração

Don Melchor 2020 tem potencial de guarda de quatro décadas, apresenta cor violácea com grande intensidade e complexidade aromática de frutas vermelhas e notas florais de violetas e rosas. Apesar da colheita ter sido difícil por conta da irregularidade das chuvas em Puente Alto, o consagrado terroir do vale do Maipo, Enrique Tirado conseguiu em plena pandemia obter um vinho saboroso, “de textura aveludada, corpo exuberante e um final longo e persistente”, como avaliam os especialistas.

CEO da Viña Don Melchor, graças a sua extraordinária sensibilidade enológica, rigor e meticuloso trabalho, Enrique Tirado é q uem apresenta o vinho não só no Brasil – segundo maior importador depois dos Estados Unidos – mas em diversas capitais do mundo. A China é o terceiro maior comprador. Na gastronomia, a harmonização ideal é feita com carnes vermelhas, como o cordeiro braseado ao molho roti com aligot de batata baroa ou o filé-mignon com fettuccini ao creme de trufas negras – duas sugestões do chef Marcelo Petrarca na apresentação do vinho realizada no Lago Restaurante.

Cordeiro braseado com aligot de batata baroa do Lago Restaurante. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

Para o connaisseur Rodrigo Rocha Marques, gerente de compras e bebidas da Super Adega, “apesar de muito jovem ainda o Don Melchor 2020 está muito elogiado”. Ele ainda dispõe de algumas garrafas da safra 2019, que recebeu 99 pontos, mas o vinhaço da safra 2018, que mereceu 100 pontos de James Suckling “teve o estoque esgotado”, informou.

Liana Sabo

Posts recentes

Em nova edição, Festival Brasil Sabor estimula a culinária regional

Iniciado na última quinta-feira (16/5), o Festival Brasil Sabor promovido pela Abrasel está em sua…

3 dias atrás

El Tio Burrito, trailer na Asa Norte atrai gourmets para combinação latina

O food truck foi lançado em 2021 pelo chef cubano José Carlos Gomez Gonzalez

3 dias atrás

Degustação e solidariedade no terceiro ano do festival Vinho na Vila em Brasília

A nova edição na capital federal será no CasaPark com a participação de 20 expositores…

3 dias atrás

Pirenópolis recebe eventos de cerveja e vinho nos próximos dias

Em maio, o encontro cervejeiro PiriBier está de volta à cidade, enquanto em junho será…

4 dias atrás

Dia das Mães: Confira o que os restaurantes do DF prepararam para a data

Este domingo, 12 de maio, é dia de celebrar as matriarcas. Se você ainda não…

1 semana atrás

À moda americana: Pizza e hamburguer são protagonistas no B`Square

De portas abertas na 104 Sul, estabelecimento traz o melhor da culinária novaiorquina

1 semana atrás