Ares gourmet

Compartilhe

Não é novidade nas empresas aéreas servir bons vinhos e comidas com uma pegada típica da culinária para onde o voo se destina. Nova é a busca pela grife, tipo chefs renomados assinando menu da classe executiva.Como a KLM, parceira da Air France, que contratou Rodrigo Oliveira, premiado chef dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó, de São Paulo, para assinar o cardápio.

Rodrigo Oliveira: grife Mocotó nos aviões da KLM

A partir de hoje, os passageiros que voam para Amsterdam de KLM saindo do Brasil vão degustar pratos da autêntica cozinha sertaneja praticada pelo chef que privilegia ingredientes brasileiros. Nhoque de aipim, peixe chapeado com arroz de coco e purê de abóbora com castanha de caju, moqueca e escondidinho de carne seca são algumas receitas servidas em todas as classes (econômica e executiva) dos voos da companhia holandesa partindo de São Paulo e Rio de Janeiro.

Vitrine de vinhos

Já a TAP decidiu levar aos céus uma vitrine com os melhores goles portugueses. Para isso, encomendou estudos sobre o ambiente em cabine de avião porque a altitude influencia o modo como são percebidas as refeições. Cerca de 30% da capacidade olfativa e gustativa sofrem alterações em altitude.

Nessas condições foi realizada prova de 10 vinhos brancos, 10 vinhos tintos e quatro espumantes a bordo de um A330, a mais de 30 mil pés. O resultado está sendo apresentado na classe executiva em todos os voos. Entre os espumantes há um Blanc de Blancs Luis Pato 2014.

Nos brancos, os destaques são Quinta da Alorna Reserva (Arinto/Chardonnay); Esporão Verdelho 2015 e Paulo Laureano Reserva 2015 (Antão Vaz). Já os tintos reúnem grandes rótulos, como Dona Maria 2013, ideal para acompanhar carne e queijos amarelos semiduros; Vale da Raposa 2014, elaborado no Douro: Colinas 2007, da Bairrada com a casta Touriga Nacional e duas francesas e o gastronômico e elegante Churchill`s Estates Grande Reserva 2012.

A Azul, companhia aérea brasileira que parte de Campinas, acaba de adotar o Glenfiddich 12 anos, uísque oficial dos novos voos para Lisboa, que é servida para os passageiros maiores de 18 anos a bordo da business class.

Liana Sabo

Posts recentes

Brinde de réveillon será especial para passageiros a bordo

Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…

3 dias atrás

Trattoria da Rosario e Belini Pani e Gastronomia ainda têm opções de ceia para o réveillon

Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…

4 dias atrás

Aquavit recebe 2026 com jantar nórdico-francês e brinde à beira do lago

O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…

1 semana atrás

Haná fecha para reforma e anuncia retorno renovado em 2026

Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…

1 semana atrás

Azeite, cachaça e doce de leite estão no radar da CNA para 2026

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…

2 semanas atrás

Curso Oui Chef aposta na gastronomia francesa descomplicada e acessível ao dia a dia

Criado pelo chef francês Lionel Ortega, método alia tradição da França à alma brasileira e…

2 semanas atrás