Técnico da Alemanha perdeu no Maracanã para o Brasil de Telê em 1982

Compartilhe

A final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 tem sabor de revanche para um alemão. Em 1982, o técnico da seleção olímpica, Hurst Hrubesch, veio ao Rio de Janeiro enfrentar a esquadra de Telê Santana três meses antes da Copa da Espanha. Perdeu por 1 x 0 em um Maracanã bem mais lotado do que vai estar neste sábado, às 17h30.

Centroavante na época, Horst Hrubesch entrou no segundo tempo no lugar de Klaus Fisher, mas foi incapaz de marcar o gol da vitória alemã. Na verdade, viu o lateral-esquedo Júnior decidir a partida com um golaço na etapa final. Questionado pelo blog sobre as lembranças daquela partida, Hurst Hrubesch citou uma negativa. “Eu lembro que estava muito abafado, muito calor, ficamos exaustos, mas foi uma grande experiência”, disse no Maracanã.

Naquele dia, Telê Santana usou a base do Flamengo para vencer a partida. Dos 11 que entraram em campo 21 de março de 1982, cinco eram do time carioca: Leandro, Júnior, Vitor, Adílio e Zico. O time começou com: Waldir Peres; Leandro, Oscar, Luzinho e Júnior; Vitor, Adílio e Zico; Paulo Isidoro, Careca e Éder. A Alemanha também tinha um timaço com Stielike, Briegel, Breitner, Littbarski e um jovem chamado Lothar Matthäus.

Questionado se o Brasil comandado por Rogério Micale está resgatando o DNA daquele time de 1982, Horst Hrubesch foi sincero. “É necessário ter jogadores para ações individuais, mas também é preciso de um trabalho de equipe. O Brasil continua com grandes jogadores. O futebol mudou. Nós mudamos. O Brasil também”.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Personagem do dia 1: “Zagallo” mexicano, Javier Aguirre alcança quinta Copa

New Jersey (EUA) — Um dos três anfitriões da Copa do Mundo, o México será…

1 dia atrás
  • Esporte

Entre charutos e esquemas, o dilema tático de Carlo Ancelotti na Copa

New Jersey — A entrevista de Bruno Guimarães nesta segunda-feira na concentração em Basking Ridge…

3 dias atrás
  • Esporte

Corte de Wesley expõe a falência do Brasil na produção de laterais

New Jersey — O corte de Wesley devido a uma lesão no músculo adutor da…

5 dias atrás
  • Esporte

Quantos gols mais Endrick terá de fazer para ser o “9” do Brasil na Copa?

New Jersey — O Brasil venceu o Egito por 2 x 1 em Cleveland, gols…

6 dias atrás
  • Esporte

Ancelotti ouve vestiário e testa mudanças para evitar samba de uma nota só

  New Jersey — Sabe aquela canção Samba de uma nota só do Tom Jobim? É…

1 semana atrás
  • Esporte

Clima de Copa ainda não aterrissou nos aeroportos dos EUA

Os aeroportos do país sede de uma Copa costumam estender o tapete vermelho e colocar…

1 semana atrás