Quem foi o “Messi” de cada continente em 2015?

Compartilhe

Lionel Messi conquistou na última segunda-feira pela quinta vez a Bola de Ouro Fifa, o prêmio mais prestigiado do planeta bola, mas quem são os melhores jogadores de cada continente nas tradicionais eleições de fim e começo de ano mundo afora?

Adivinha quem ganhou a eleição da Uefa de melhor jogador da Europa em 2015? Lionel Messi também. O argentino superou o português Cristiano Ronaldo e o uruguaio Luis Suárez. Foi a segunda conquista do jogador no continente. A outra havia sido a edição inaugural, em 2011.

O Rei da América, tradicional prêmio oferecido pelo jornal uruguaio El País, ficou com o meia uruguaio Carlos Sánchez, ex-River Plate, um dos responsáveis pelo título do clube argentino na Copa Libertadores da América. Iluminado, ele fez gol em quatro das cinco decisões que o os millonarios disputaram em 2015. Sánchez superou Carlitos Tévez e Miler Bolaños.

A votação da Concacaf ainda está aberta. É possível votar no site da entidade máxima das Américas do Norte, Central e Região do Caribe. São 10 finalistas. A lista é repleta de mexicanos. Corona, Guardado, Lozano, Peralta e Javier “Chicharito” Hernández representam o país. Estão na briga, ainda, o norte-americano Dempsey, o canadense Cyle Larin e o jamaicano Rodolfo Austin e Bryan Ruiz, da Costa Rica.

Na África, Pierre-Emerick Aubameyang, do Borussia Dortmund e da seleção do Gabão, impediu o pentacampeonato do marfinense Yaya Touré. O jogador do Manchester City havia faturado o prêmio de 2011 a 2014. Desta vez, ficou em segundo, com o ganês Andre Ayew, filho de Abedi Pelé, na terceira colocação.

O “Messi” da Ásia em 2015 é Ahmed Khalil, atacante do Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Na votação daquelas bandas, ele superou o chinês Zheng Zhi, comandado por Luiz Felipe Scolari no Guangzhou Evergande, e o compatriota Omar Abdulrahman, do Al Ain. Essa é apenas uma das três eleições. O continente elege, ainda, o melhor asiático no exterior — o sul-coreano Som Heung-Min, do Tottenham, venceu nesta categoria  — e o melhor estrangeiro na Ásia, prêmio entregue ao brasileiro Ricardo Goulart, do Guangzhou Evergrande, da China.

A Oceania elegeu o melhor jogador do ano pela última vez em 2013.

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Contas da Libertadores: o que os 6 brasileiros precisam na última rodada

  O Brasil não quebrará o recorde de sete times nas oitavas de final da…

24 horas atrás
  • Esporte

Flamengo 0 x 3 Palmeiras: como Abel criou o clima e desconstruiu Jardim

Abel Ferreira reivindica a expulsão de um jogador do Flamengo desde o lance impune do…

3 dias atrás
  • Esporte

Pedro encosta em Luizão e mira recorde de Gabigol na Libertadores

É uma pena Pedro não constar entre os 26 convocados para a Copa do Mundo…

5 dias atrás
  • Esporte

Toque de Midas: técnicos luso-espanhóis dominam América do Sul e Europa

Houve um tempo em que a Espanha e Portugal dominavam a corrida marítima na Europa…

6 dias atrás
  • Esporte

Carlo Ancelotti age à altura do currículo ao convocar Neymar para a Copa

Rio de Janeiro — Carlo Ancelotti é o técnico recordista de títulos da Champions League.…

1 semana atrás
  • Esporte

TJDFT barra pressão de investidora sobre clubes do Forte União

Enquanto a bola rolava na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma disputa jurídica nos bastidores…

1 semana atrás