Um terço! Nove das 27 unidades da federação já estão eliminadas da Copa do Brasil 2018

Compartilhe

Considerada democrática, a Copa do Brasil já não tem mais na disputa do torneio um terço das unidades da federação. Em apenas uma rodada, Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins tiveram os seus representantes eliminados em massa logo na primeira fase do mata-mata nacional. Restam 18 estados na disputa.

A capital do país não passou da rodada inicial pelo segundo ano consecutivo. O Brasiliense deu adeus ao empatar com o Oeste-SP, no Mané Garrincha, diante de 912 pagantes. O Ceilândia foi derrotado no Abadião por 3 x 2 e também se despediu do torneio.  No ano passado, o mesmo Ceilândia e o Luziânia deram adeus na primeira fase. A última vez que um clube da cidade avançou rolou em 2016. O Gama caiu na terceira fase diante do Santos.

Além do Distrito Federal, outras duas sedes da Copa de 2014 que investiram pesado na construção de estádios estão fora da Copa do Brasil. Amazonas amarga as eliminações do Manaus e do tradicional Nacional. O Rio Grande do Norte perdeu seus três representantes: o torneio mal começou e Globo, América e ABC estão fora da competição.

O Acre apostava no Atlético Acreano e no Rio Branco. Ambos caíram na primeira fase. O Espírito Santo contava com o Atlético Itapemirim, que foi despachado pelo Remo. Rondônia viu a derrocada do Real Ariquemes. Roraima ficou sem o São Raimundo. Confiança e Itabaiana deixaram Sergipe na mão. Único time de Tocantins, o Interporto também está eliminado.

Cair precocemente na Copa do Brasil tem impacto no ranking nacional de clubes e federações da CBF. A definição do número de vagas e dos confrontos no torneio tem como base a lista divulgada pela entidade máxima do futebol brasileiro, anualmente, no mês de dezembro.

As federações posicionadas do 23º ao 27º lugar no ranking divulgado em 4 de dezembro de 2017, por exemplo, tiveram apenas uma vaga nesta edição da segunda competição mais importante do país. Foram os casos de Tocantins, Espírito Santo, Rondônia, Amapá e Roraima.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Vincent Kompany tenta ser o segundo técnico negro campeão da Champions

A Liga dos Campeões da Europa só tem um técnico negro campeão em 70 edições:…

22 minutos atrás
  • Esporte

O peso do pênalti não marcado ao Gama na classificação geral da Série D

O Gama tem a terceira melhor campanha geral da Série D do Campeonato Brasileiro. Culpa…

1 dia atrás
  • Esporte

SAFs definham em mais um Brasileirão dominado por clubes associativos

Passamos de um terço do Campeonato Brasileiro e o pelotão de elite da maratona pelo…

2 dias atrás
  • Esporte

A redenção de Danilo no Mané: do trauma em 2021 ao golaço pelo Botafogo

A volta de Danilo ao Mané Garrincha no empate por 2 x 2 com o…

3 dias atrás
  • Esporte

CBF resgata pompa de 2014 para Ancelotti definir futuro de Neymar

  A CBF não promovia uma convocação da Seleção para a Copa do Mundo tão…

4 dias atrás
  • Esporte

“Deixou chegar”: Pedro encarna mantra do Fla em corrida por vaga na Copa

Pedro incorpora um velho mantra do Flamengo na corrida por uma das 26 vagas na…

5 dias atrás