Flamengo está a dois pontos de superar campanha do título de 2009

Compartilhe

O Flamengo está a um empate de igualar e a dois de ultrapassar a campanha do time de Bruno, Adriano e Petkovic, campeão brasileiro em 2009. Depois da vitória por 1 x 0 sobre o America-MG na noite de quarta-feira, o rubro-negro chegou aos 66 pontos em 35 jogos. Há sete anos, o clube carioca conquistou o título com 67, aproveitamento de 58,8%. Se compararmos os desempenhos até a 35ª rodada, a equipe comandada por Zé Ricardo já é melhor do que a de Andrade. A essa altura do campeonato em 2009, o Flamengo contabilizava 60 pontos, seis a menos do que na campanha atual. Restam nove pontos a disputar neste ano contra Coritiba e Santos em casa e o Atlético-PR fora, ou seja, é possível chegar a 75 — pontuação do São Paulo no título de 2008.

Apesar da campanha de campeão, o Flamengo não deve ficar com a taça em 2016. Só uma combinação de resultados que prejudique o líder Palmeiras e o vice, Santos, é capaz de ressuscitar o sonho. Na 35ª rodada de 2009, o São Paulo liderava com folga de dois pontos em relação ao Flamengo. A desvantagem hoje é de quatro e pode voltar a ser de sete em caso de vitória do Palmeiras sobre o Atletico-MG logo mais, no Estádio Independência.

Com ou sem taça, a diretoria precisa ter a sensibilidade de não fazer terra arrasada, admitir que os favoritos neste ano eram Palmeiras e Atletico-MG — o time do Flamengo foi sendo montado ao longo do torneio em um bom trabalho do técnico Zé Ricardo.

Lembro que o presidente Eduardo Bandeira de Mello me disse um dia em uma entrevista aqui em Brasília que a diretoria do Flamengo estava trabalhando para o clube voltar a ser uma potência em 2017. Portanto, o limite para a paciência da torcida está chegando. A atual gestão dificilmente será perdoada se não ganhar a Libertadores ou o Campeonato Brasileiro no ano que vem. Pela segunda vez neste século, o Flamengo pode ficar dois anos consecutivos sem ganhar nada — nem Estadual. Foi assim em 2002 e 2003. Caminha para que isso se repita em 2015 e 2016. Se o jejum invadir 2017, o presidente Eduardo Bandeira de Mello corre o risco de não emplacar seu sucessor nas próximas eleições. Afinal, na cabeça de torcedor funciona assim: “Clube vive é de títulos”.

Pontuação dos campeões da Série A
2003: Cruzeiro (100)*
2004: Santos (89)*
2005: Corinthians (81)**
2006: São Paulo (78)***
2007: São Paulo (77)
2008: São Paulo (75)
2009: Flamengo (67)
2010: Fluminense (71)
2011: Corinthians (71)
2012: Fluminense (77)
2013: Cruzeiro (76)
2014: Cruzeiro (80)
2015: Corinthians (81)

*24 clubes
**22 clubes
***20 clubes de 2006 em diante

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

TJDFT barra pressão de investidora sobre clubes do Forte União

Enquanto a bola rolava na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma disputa jurídica nos bastidores…

2 dias atrás
  • Esporte

Vitória repete CRB e expõe um velho fantasma de Flamengo e Palmeiras

O Vitória fez com o Flamengo na noite desta quinta-feira no Barradão, em Salvador, o…

5 dias atrás
  • Esporte

Ancelotti até 2030: o recorde de Zagallo que o italiano vai quebrar na Seleção

  A oficialização nesta quinta-feira da renovação do contrato da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

6 dias atrás
  • Esporte

Neymar perde 24 bolas por jogo; papel de falso 9 é saída para ir à Copa

Há uma estatística no mínimo preocupante no que diz respeito ao debate nacional e internacional…

1 semana atrás
  • Esporte

Barcelona pós-Messi tem mais títulos do que vices no Espanhol

  Lionel Messi deixou o Barcelona em agosto de 2021. Em crise financeira, o clube…

1 semana atrás
  • Esporte

Guia da 15ª rodada do Brasileirão 2026: análises, palpites e onde ver

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 14   Botafogo x…

1 semana atrás