Vulcão: etimologia

Publicado em português

Ops! O vulcão Etna, que fica na Sicília, entrou em erupção. Terremoto de magnitude 5,1 lhe fez companhia. A imprensa, ao noticiar o fato, lembrou que o Etna é o mais mais ativo da Europa do alto da montanha. Sabe por quê? Porque Vulcano, o deus metalúrgico da mitologia grega, mora lá.

Vulcano era o mais feio menino do Olimpo. Tão feio que a mãe sentiu vergonha de tê-lo por filho. Para se livrar do monstrinho, jogou-o do alto da montanha. Foi como saltar de um avião sem paraquedas. Ele caiu durante um dia inteiro. Ao aterrissar, machucou a perna. Ficou manco.

O garoto adorava trabalhar com ferro. Tornou-se, por isso, um grande metalúrgico. Vingativo, queria castigar a mãe, que o jogou lá de cima. Fabricou um trono de ouro esplêndido e o deu de presente à ilustre senhora. Quando ela se sentou na maravilha, ficou com o bumbum preso. Ninguém conseguia soltá-lo.

Os deuses procuraram Vulcano. Pediram que libertasse a mãe. Ele topou. Mas impôs uma condição. Só soltaria a prisioneira se Vênus, a deusa do amor, se casasse com ele. Foi assim que a mulher mais linda do Olimpo se casou com o homem mais feio do Olimpo. E o buraco com a barriga cheinha de fogo recebeu o nome de vulcão.