“As mulheres são seres humanos exatamente como os homens – iguais na capacidade de julgar e de cometer erros se lhes derdes a mesma experiência do mundo e os mesmos contatos com ele; na capacidade de realizar trabalho eficaz, de conservar a cabeça fresca se lhes derdes o mesmo treino nos negócios; no descortino social, se não as trancardes em casa; e, finalmente, na capacidade […]
Mulher tem plural. É mulheres. Tem diminutivo. É mulherzinha. E tem requintes. É o plural do diminutivo. Pra chegar a ele, temos de vencer três etapas. Uma: pôr o nome no plural. A outra: apagar o s. A última: acrescentar o sufixo – zinhas. Assim: mulher — mulhere(s) — mulherezinhas Mesmo requinte O requinte contagia outros diminutivos. Além das palavras terminadas em r como mulher, […]
“O melhor movimento feminista é o dos quadris”, repetia Millôr Fernandes. Ferreira Gullar discordava. Pra ele, o melhor movimento feminista é o dos dois aa. Trata-se de um caso de amor. Um a encontra outro a. Olham-se. Sorriem um para o outro. E caem de paixão. Decidem, então, juntar os trapinhos. Viram a crase, que, vale frisar, não foi feita pra humilhar ninguém O casório […]
“Agradeça-me, senhora, pelo enorme tempo gasto para fazer curta minha mensagem.”
As pessoas do discurso são três. A primeira fala (eu, nós). A segunda escuta (tu, vós, você). A terceira serve de assunto (ele, ela). Qual a mais importante? A primeira. Por isso o mim, pronome de 1ª pessoa, tem prioridade sobre as demais pessoas: acordo firmado entre mim e Deus, acordo firmado entre mim e ti, acordo firmado entre mim e eles, acordo firmado entre […]
O pensamento crítico se opõe ao magister dixit – o mestre falou. O estudante pode e deve questionar as informações. Saber os porquês, os outros lados, o contexto. Distinguir fato, inferência e opinião. Ter o próprio pensamento. A escola tem papel fundamental no desenvolvimento do cidadão com pensamento crítico. Trata-se de processo que se vai aprofundando à medida que se expõe o estudante a posições […]
Em palestra na abertura do seminário internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, respondeu que sim. Antes, pensava-se que criatividade era privilégio de gênios. A ciência provou o contrário. É para todos. Criar está longe de ser processo mágico. Na verdade, é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Trata-se de potência humana desenvolvida com treino e […]
Que educação dar às crianças do século 21? A pergunta não é nova. Vem sendo feita há mais de duas décadas. Com o desenvolvimento da tecnologia e da inteligência artificial, o modelo que deu certo há 200 anos tornou-se obsoleto, incapaz de responder às urgências contemporâneas. A questão não desafia só o Brasil. Países do mundo inteiro se esforçam para jogar luz sobre o problema. […]
Depende. A gente é a língua informal, descontraída, próxima do falar quotidiano. Monteiro Lobato a chamava de “língua de bermuda e chinelo”. O Aurélio registra a duplinha sem restrições. Cita como exemplo versos do poeta Augusto dos Anjos, que viveu de 1885 a 1914: De Jesus Cristo resta unicamente Um esqueleto; e a gente vendo-o, a gente Sente vontade de abraçar-lhe os ossos. Provérbio […]
O jornal publicou: “O problema é que o sistema se adéqua”. Doeu. O verbo adequar provoca estragos. E põe estragos nisso. Advogados, ministros, jornalistas & cia. ilimitada tropeçam nele à direita, à esquerda, em cima e embaixo. Esquecem-se de pormenor pra lá de importante. Adequar só se conjuga nas formas em que a sílaba tônica cai fora do radical (adeq). O presente do indicativo […]