Adequar: conjugação

Publicado em português

 

O jornal publicou: “O problema é que o sistema se adéqua”. Doeu. O verbo adequar provoca estragos. E põe estragos nisso. Advogados, ministros, jornalistas & cia. ilimitada tropeçam nele à direita, à esquerda, em cima e embaixo. Esquecem-se de pormenor pra lá de importante. Adequar só se conjuga nas formas em que a sílaba tônica cai fora do radical (adeq).

O presente do indicativo não tem a 1ª pessoa do singular. A razão: seria “eu adéquo”. A sílaba tônica cairia no radical. Xô! Sem a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, adeus, presente do subjuntivo.

Conjugação

O presente do indicativo tem apenas duas pessoas (adequamos, adequais). Por não ter a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, não se flexiona no presente do subjuntivo e no imperativo negativo. Do imperativo afirmativo só tem a 2ª pessoa do plural (adequai). Os demais tempos e modos são regulares (adequei, adequaste, adequou, adequamos, adequastes, adequaram; adequava, adequavas, adequava, adequávamos, adequáveis, adequavam; adequarei; adequaria; adequasse; adequando; adequado).

Superdica

No sufoco, use sinônimos. Que tal adaptar?