Harmonia: significado e curiosidade

Publicado em português

Ufa! Faltam bombeiros pra apagar tantos incêndios. Sai dia, entra dia, crises se vão, crises se apresentam. Até os Poderes da República não se entendem. Cada um quer aparecer mais que os outros. Juízes do Supremo, deputados e senadores, presidente e ministros disputam espaço na mídia. Resultado: tornaram-se mais conhecidos que os atores da Globo.

Na corrida pelo estrelato, pisam-se calos. Gritos ecoam em palácios da Praça dos Três Poderes. É uma falação sem fim. Vozes sensatas lembram a velha lição de Montesquieu. Legislativo, Executivo e Judiciário são os pilares da democracia. Devem conviver em harmonia — sinônimo de equilíbrio, afinação, concerto.

Do Olimpo

Harmonia é filha de Marte e Vênus. O deus da guerra e a deusa do amor se apaixonaram. Mas eram casados. Por isso se encontravam às escondidas. Da união nasceram filhotes. Harmonia foi uma delas. Linda como a mãe, casou-se com Cadmo, o fundador de Tebas. Foi um festão.

O casal ganhou presentes pra dar, vender e emprestar. Dois chamaram a atenção — um manto e um colar. Encantada, a noiva os experimentou sem saber que estavam impregnados de um filtro que lhe amaldiçoou a descendência. Por quê? A joia era obra de Vulcano, marido de Vênus. Pior que presente de grego, foi presente de marido traído. Valha-nos, Zeus!