Concordâncias espinhosas: sujeito posposto, ou, nem

Publicado em português

A vida é feita de acordos. Concordamos usar o cinto de segurança. Concordamos obedecer à velocidade da via. Concordamos não andar nus em público. Concordamos dar bom-dia, boa-tarde, boa-noite ao entrar no elevador. Concordamos não furar a fila. Concordamos não arrotar à mesa. Concordamos que a escola ensina e o aluno aprende.

Concordamos que na língua existe hierarquia. Há termos que mandam e termos que obedecem. A concordância serve de exemplo. Aonde o sujeito vai, o verbo vai atrás. Se o mandachuva está no singular, o verbo nem pisca. Vai para o singular. Se no plural, idem. Se na primeira pessoa, idem, idem. Se na segunda ou terceira, idem, idem, idem: Eu trabalho. Paulo estuda. Nós viajamos. Os ladrões correm da polícia.

Apesar da submissão incondicional, pintam dúvidas aqui e ali. É o caso de sujeitos pospostos. É o caso, também, de sujeitos ligados pela conjunção nem. Ou pela conjunção ou. “Existem acordos?”, perguntam estudantes, concurseiros, advogados, jornalistas. A resposta: existem. Vamos a eles?

1. Sujeito posposto

As palavras detestam ficar paradas. Por isso, circulam. Sujeito, verbo, objetos, adjuntos mudam de lugar como artistas trocam de roupa. O passeio da moçada confunde gente boa de gramática. Olho vivo! Antes de optar por esta ou aquela flexão, procure o mandachuva. O verbo se curva diante dele:

Passavam, apesar da repressão da polícia, manifestantes de diferentes partidos políticos.

Dica: na dúvida, troque a ordem dos termos da oração. Com o sujeito na frente do verbo, adeus, vacilo: Manifestantes de diferentes partidos políticos passavam apesar da repressão da polícia.

2. Sujeitos ligados por nem

Atenção à manha. Sujeitos ligados por nem jogam em dois times. Optar por um ou outro exige compreensão do enunciado. Quer ver?

2.1. Verbo no plural se os dois ou mais sujeitos podem praticar o fato expresso pelo verbo: Nem eu nem você podemos sair. Nem o médico nem o enfermeiro perceberam o erro. Nem o presidente nem qualquer outra pessoa podem se opor à discussão do assunto.

2. 2. Verbo no singular se o fato expresso pelo verbo excluir um dos sujeitos: Nem Paulo nem Luiz será eleito presidente da República.

3. Sujeitos ligados por ou

O ou é pequenino. Mas dá nó em fumaça. Na concordância, joga no time do nem — exige interpretação da frase. Por quê?

3.1. Verbo no plural se o fato expresso pode ser atribuído a todos os sujeitos: O mal ou o bem dali teriam de vir. O titular ou o substituto têm de estar preparados para eventuais contratempos. O professor, o diretor ou o psicólogo atenderão os pais que chegarem antes da hora da festa.

3.2. Verbo no singular se o fato expresso pelo verbo só pode ser atribuído a um dos sujeitos. No caso, haverá ideia de alternância ou exclusão: Ou João ou Rafael será capitão do time na partida de domingo. Ou Carmem ou Maria será eleita presidente do centro acadêmico. Ou a França ou o México ganhará o comando do jogo.