Concordância: percentagem

Publicado em português

Como fica o verbo em construções como 10% da população, 1% dos presentes, 20% da turma? Singular ou plural?  O verbo pode concordar com o número ou com o nome:

Dez por cento da população votou (concorda com população) ou votaram (concorda com dez).

Um por cento dos presentes saiu (concorda com um) ou saíram (concorda com presentes).

 Atenção

Engana-se quem pensa que na concordância com percentagem vale tudo. Na verdade, vale quase tudo.

Em “30% das pessoas preferem o azul”, o número é 30, plural. O nome, pessoas, plural. Então não há saída: só: o plural tem vez.

Veja este outro caso: 1% da população está indecisa. O número é 1, singular. O nome é população, singular. Vem, singular.

Há  mais. Às vezes o número percentual se cansa de andar sozinho. Convida o artigo ou o pronome para acompanhá-lo. Aí, pronto. Fica fortíssimo. Com ele ninguém pode. A concordância se fará só com o numeral: Uns 8% da população ganham acima de 10 mil dólares. Os 10% do corpo docente mais qualificado abandonaram a escola. Este 1% de indecisos definirá o resultado das eleições.

É isso. O mundo está cheio de pessoas indecisas. A gramática, que é do mundo, não fica atrás. Está cheia de construções indecisas. Mas, de vez em quando, uns e outros se cansam de acender uma vela pra Deus e uma para o diabo. Tomam partido. É o caso da concordância com percentagem. Ou porcentagem.