70% da população vai se contaminar? Vão se contaminar?

Publicado em português

Reabre o comércio ou mantém as portas fechadas? Retoma as aulas ou mantém a meninada em casa? Libera missas e cultos ou mantém os fiéis distantes de padres e pastores? As respostas variam. Um dos defensores do retorno aos tempos pré-coronavírus é Jair Bolsonaro. O presidente jura que 70% da população … ops! Vai ou vão se contaminar? Trata-se de questão de concordância.

A concordância tem caprichos. Um deles é a colocação – o verbo vem antes ou depois do numeral? O outro é a companhia. O numeral aparece solitário ou acompanhado? Dominadas as manhas, a alternativa é uma só. Acertar ou acertar.

Capricho 1

Se o número vem antes do verbo, você escolhe. O verbo pode concordar com o numeral ou com o complemento: 70% da população vão se contaminar (concorda com 70). 70% da população vai se contaminar (concorda com população).

Olho vivo

Confundir liberdade com libertinagem? Nem pensar. A liberdade de escolha não significa ausência de análise. Às vezes, o numeral e o complemento têm o mesmo número. Aí, adeus, alternativa: 1% da população vai se contaminar. 10% dos brasileiros vão se contaminar.

Companhia

Se o numeral for determinado (acompanhado de artigo ou pronome), a concordância só se fará com ele: Uns 70% da população vão se contaminar. Este 1% de indecisos decidirá o resultado. Bons 30% do corpo docente faltaram à convocação.

Capricho 2

Com o número percentual posposto ao verbo, a concordância se faz obrigatoriamente com o numeral: Abstiveram-se de votar 30% da população. Tumultuou o processo 1% dos candidatos inconformados com a flagrante discriminação. Saiu da sala apenas 1% dos alunos.