José Gomes distrital mais rico
José Gomes distrital mais rico 28/09/2018. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press José Gomes distrital mais rico

José Gomes vai reassumir mandato na Câmara Legislativa

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O empresário José Gomes (PSB) vai reassumir o mandato na Câmara Legislativa. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu a liminar requerida pela defesa e suspendeu os efeitos da cassação do mandato do deputado decidida de forma unânime pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

No entendimento de Toffoli, o TSE não poderia autorizar a posse da suplente, Luzia de Paula (PSB), enquanto estão ainda pendentes de julgamento os embargos de declaração interpostos pelos advogados de José Gomes.

 

O deputado, em primeiro mandato, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal por abuso de poder econômico. Ele é acusado de pressionar os empregados de sua empresa de prestação de serviços para que escolhessem a sua candidatura a deputado distrital, em 2018.

 

Luzia de Paula tomou posse há duas semanas. Mas terá de desocupar o gabinete na Câmara Legislativa. “José Gomes vai retomar o mandato até que essa questão seja decidida. Por enquanto, nem há acórdão no TSE”, afirma o advogado de Gomes, Cleber Lopes.

 

Ao conceder a liminar, Dias Toffoli, que já havia negado o pedido, afirmou: “Zeloso  quanto ao risco de dano irreparável aos direitos políticos do requerente e à soberania popular (CF. art. 14), reconsidero a decisão anteriormente proferida para dar prosseguimento a esta petição”.