CPI O deputado José Gomes (PSB)
CPI O deputado José Gomes (PSB) Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press CPI

José Gomes pode cumprir integralmente o mandato mesmo após condenação

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Aliados de José Gomes apostam: com a liminar expedida ontem pelo ministro Dias Toffoli, do STF, o empresário conseguirá cumprir integralmente o mandato, mesmo com as decisões da Justiça Eleitoral que o condenaram por abuso de poder econômico.

A suplente, Luzia de Paula (PSB), nem teve tempo de apresentar um novo projeto de lei. Teve o gostinho de ficar apenas duas semanas como distrital. Claro que o Ministério Público Eleitoral vai recorrer, mas Luzia precisa, agora, contar com a celeridade da Justiça em julgar embargos e recursos.

O tempo passa. Para o governador Ibaneis Rocha (MDB), esta é mais uma vitória na Justiça. Volta um aliado. Sai uma distrital ligada a um adversário, Rodrigo Rollemberg.

Reclamação para a ONU

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) fez uma reclamação contra o governador Ibaneis Rocha na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ela pede que a agência da ONU recomende uma retratação pública do emedebista por ele ter culpado, no dia 10 de outubro, em uma atividade no Sol Nascente, os sindicalistas pela crise na CEB. Na ocasião, o governador disse que os membros dos sindicatos “embolsam o dinheiro que era para estar colocando nas casas”.

Passo a passo

A semente do acordo firmado, ontem, entre o governador Ibaneis Rocha (MDB) com o Ministério da Economia para regularização de Vicente Pires foi plantada há quatro anos. Uma reunião entre o então ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o vice-governador à época, Renato Santana, que acumulava a função com o cargo de administrador de Vicente Pires, abriu o processo para acelerar as obras na cidade. Foi intermediada pelo advogado Cláudio Lima, que assessorava o então deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF).

Pioneira: pandemia levou a desequilíbrio no sistema de transporte

A Viação Pioneira responsabiliza a pandemia por prejuízos provocados nas contas das operadoras de transporte público coletivo do DF. “O sistema de transporte público foi um dos setores mais afetados pela pandemia causada pelo novo coronavírus. A crise elevou as despesas da empresa, e a receita teve uma queda média de 60%, sendo que nas primeiras semanas da quarentena a redução chegou a 80%”, aponta a Viação Pioneira, numa justificativa para o reajuste pelo governo da tarifa técnica que remunera as concessionárias.

“Mesmo com a queda no número de passageiros, a empresa seguiu todas as determinações da Secretaria de Mobilidade e manteve 100% da operação”, acrescenta. Segundo a companhia, a pandemia agravou ainda mais o desequilíbrio econômico-financeiro das empresas, que se arrastava desde o início do contrato.

Provocação

O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) fez uma provocação nas redes sociais aos sindicatos de policiais civis do DF, dizendo que o “tempo é o senhor da razão”. Ele se referiu à proposta de reajuste escalonado em etapas até completar a paridade dos salários da PCDF aos da Polícia Federal, cuja última parcela venceria neste mês.

“Fui injustiçado, perseguido por parte da PCDF, chamado de Pinóquio. Pois taí: o que os policiais civis receberam, agora, do atual governo, já teriam recebido em 2017, na primeira parcela”, disse. Ele ainda mostrou que na ocasião o advogado do Sinpol era o hoje governador Ibaneis Rocha (MDB).

Só papos

“O ministro Ricardo Salles, não satisfeito em destruir o meio ambiente do Brasil, agora resolveu destruir o próprio governo”

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

“Nhonho”

Post do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que disse ter sofrido uma invasão em sua conta no Twitter