8FB30B9C-B603-4E1E-983A-4D209A9782E2

Hip hop agora é patrimônio cultural do DF

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF, Notícias

ANA MARIA CAMPOS

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou projeto do deputado Max Maciel (PSol) e agora é lei: o Hip Hop é patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal.

 

A nova lei, publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (06), também institui a Semana Distrital do Hip Hop e assegura a realização dessas atividades no território do DF, preferencialmente na segunda semana do mês de novembro, em convergência com o Dia Mundial do Hip Hop, celebrado no dia 12 de novembro.

 

A cultura hip hop foi fundamental na formação do deputado Max Maciel, e uma das bandeiras do parlamentar é, justamente, a valorização dessa manifestação cultural. “O hip hop tem que estar inserido como um dos processos culturais do território e dialogar com uma parcela da juventude. Estamos muito orgulhosos de poder contribuir para a valorização dessa manifestação cultural dos nossos e que salva tantas vidas na quebrada”, diz Max Maciel.

 

O projeto também prevê que as escolas de rede pública de ensino e as unidades de internação de menores infratores realizem atividades sobre a cultura hip hop, tal como oficinas, debates e aulas temáticas.

*Debate nacional*

O PL sancionado vai de encontro a um importante debate nacional sobre o movimento. Prestes a completar 50 anos em agosto de 2023, o hip hop está muito perto de ganhar um significativo reconhecimento.

 

O movimento Construção Nacional do Hip-Hop e o Ministério da Cultura estão elaborando um decreto para fortalecer a cultura hip hop no país.

Crédito da foto: Divulgação/Luan H Bastos