Por Samanta Sallum
Em meio aos desafios enfrentados pelo setor cafeeiro, com alta de preços e queda de consumo interno no acumulado quadrimestral de -5,13%, Pavel Cardoso foi reeleito à presidência da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) para o triênio 2025/2028. Pavel Cardoso, que mora em Brasília, aposta no diálogo com o governo federal, o Congresso e os órgãos reguladores. Para ele, não é mais possível o setor produtivo e industrial aceitar que menos de 1% do café torrado seja exportado.
Na posse para o novo mandato, estiveram presentes representantes de marcas de café como a Três Corações, JDE, Orfeu e da Nestlé.
Uma das metas da nova gestão é fomentar a promoção internacional do café do Brasil. “Precisamos pavimentar uma avenida sólida, longa e consistente para que nossas indústrias exportem cada vez mais produto acabado, gerando valor, riqueza e desenvolvimento para quem planta, quem produz e quem industrializa aqui”.
A ABIC tem cadeira no Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC), colegiado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem se posicionado a favor do fortalecimento da imagem do Brasil como líder global de café sustentável, enfatizando a qualidade, as diversas origens, as indicações geográficas e a diversidade de características de terroir.
“Sofro por causa do meu espírito de colecionador-arqueólogo. Quero pôr o bonito numa caixa com…
Por SAMANTA SALLUM Com destaque para o ICMS (R$ 13,9 bilhões), o ISS (R$ 3,8…
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…