Setor registrou também queda na oferta geral de imóveis. Mesmo assim, opera com estoque suficiente para demanda pelos próximos oito meses. Preços ficaram estáveis
Por Samanta Sallum
O balanço da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) do 1º trimestre de 2025 mostra que, apesar do cenário de juros elevados, o setor segue resiliente. Registrou crescimento expressivo nas vendas e nos lançamentos, puxado especialmente pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Entre janeiro e março deste ano, foram vendidas 102.485 unidades residenciais numa amostragem de 221 cidades em todo o país, o que representa um crescimento de 15,7% em relação ao mesmo período de 2024. Já os lançamentos totalizaram 84.924 unidades, com alta de 15,1% na comparação anual.
A queda na oferta geral — que caiu 5,5% em relação ao trimestre anterior — reflete uma combinação entre aumento nas vendas e redução no ritmo de lançamentos fora do programa social.
“Mesmo assim, o setor opera com estoque equilibrado, suficiente para atender à demanda pelos próximos oito meses, caso não haja novos lançamentos”, explica o vice-presidente de Indústria Imobiliária da CBIC e presidente da Comissão de Indústria Imobiliária da entidade, Ely Wertheim.
Já os preços médios dos imóveis tiveram leve alta de 1,9% no trimestre, acompanhando a variação do INCC no período, o que indica estabilidade nos valores praticados, mesmo com a pressão inflacionária do setor de materiais.
Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril Por SAMANTA SALLUM A…
“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 16 de fevereiro Em cada bloco, evento, desfile…
“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…
Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…
Por SAMANTA SALLUM O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…