Cresce número de pessoas endividadas no DF, ultrapassando 723 mil

Compartilhe

Quantidade de famílias inadimplentes também é alta na capital federal e está bem acima da média nacional

Por Samanta Sallum

O endividamento do brasiliense subiu, e a inadimplência recuou no DF, porém está bem acima da média nacional. A capital federal registrou aumento no índice de famílias endividadas, embora tenha havido uma nova retração na inadimplência. Cresceu em 1,8% no número de endividados em relação a março, passando de 66,7% para 67,9% das famílias — o equivalente a mais 13.259 domicílios, totalizando 723.342 pessoas.

Os dados são de levantamento da CNC referentes a abril. No comparativo nacional, o DF apresenta taxa de endividamento 9,7 pontos percentuais inferior à média do Brasil. No entanto, registra 10,9 pontos acima na proporção de famílias com contas em atraso (que é de 29%) e 5,7 pontos acima no percentual de inadimplentes que afirmam não ter condições de pagamento.

Melhora na capacidade de pagamento

Apesar da elevação no número de endividados, a proporção de famílias que não conseguirão quitar seus compromissos recuou de 18,6% para 18,1%, o menor patamar desde junho de 2024. Porém, acima da média nacional, que é de 12,4%.

Alerta sobre dívidas

O índice de inadimplência no DF apresenta queda pelo quarto mês consecutivo. O dado positivo, contudo, convive com um alerta: “Embora o índice de inadimplência esteja em queda, permanece elevado, ainda na casa dos 40%, distante dos 29,4% registrados em abril do ano passado”, explicou à coluna o presidente da Fecomércio/DF, José Aparecido Freire.

Consumo consciente

“O aumento no endividamento, quando acompanhado de queda na inadimplência, indica um consumo mais consciente e compatível com a recuperação gradual da renda e do emprego”, completa Freire.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #economia #endividamento #Fecomércio-DF #inadimplência #JoséAparecidoFreire #renda dívida Emprego

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Flávio Bolsonaro, Caiado e Zema confirmam encontro na Confederação da Indústria

Por SAMANTA SALLUM  A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um chamamento aos pré-candidatos à…

23 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

DF é destaque em premiação nacional do setor atacadista

Grupo Dia a Dia e Sobebe Distribuição receberam troféus entre as maiores e melhores empresas…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BETs dobram faturamento e já pagam impostos como o agro

Balanço das operações, desde a regulamentação das apostas on-line, aponta aumento de apostadores. Mas também…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Educação financeira e benefícios tributários impulsionam previdência privada

Por SAMANTA SALLUM O mercado de previdência privada segue em expansão em todo o Brasil.…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão se reúne com empresas do setor imobiliário: “Confiem no BRB”

Entidades da construção civil eram próximas do ex-presidente do banco, Paulo Henrique Costa que está…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Endividamento bate novo recorde no país e atinge 81,6 % da população

Índice de muito endividados é o maior em 23 meses. Expectativa é que recém-lançado Desenrola…

1 semana atrás