Tensão no TCU: bate-boca por causa da fraude no INSS

Compartilhe

Ministro Bruno Dantas partiu para o enfrentamento com Cedraz, determinando prazo de 15 dias para que o INSS defina e informe como será o ressarcimento do esquema de fraudes e desvio de recursos de aposentados e pensionistas. Walton questionou Cedraz por “interesses não republicanos”

Por Samanta Sallum

Voltou a sair faíscas hoje na sessão plenária do TCU. O ministro Aroldo Cedraz apresentou novamente o processo em relação ao INSS, rejeitando as alegações apresentadas pelas entidades, houve unanimidade, pois corrobora a decisão anterior de não permitir descontos dos aposentados. Mas o ministro Walton Alencar alfinetou Cedraz, criticando a demora de trazer o assunto para a deliberação da corte.

Chegou a levantar suspeita sobre o Cedraz, que não ficou calado. Exaltado, ressaltou que não devia explicações a Walton. A discussão parou aí e, depois, Cedraz pediu desculpas ao presidente Vital do Rego pela forma exaltada com que se portou no plenário.

Cedraz atirou dizendo que estavam querendo tirar o processo das mãos dele. Walton chegou a falar que ele tinha que explicar se não haveria interesses “não republicanos”, dada a demora na tramitação do processo. E Cedraz chegou a chamar Walton de “mentiroso”.

Ministro Bruno partiu para o enfrentamento com Cedraz ao determinar medida ao INSS que deveria passar por Cedraz.

O clima de animosidade dentro do TCU está no ar desde a semana passada. Os ministros Walton Alencar e Bruno Dantas dispararam uma série de críticas, na sessão de quarta-feira passada, a Cedraz, relator da fraude INSS.

Já nesta quarta-feira, 7, o plenário do Tribunal de Contas da União negou recursos apresentados pelo INSS contra decisão da Corte, de junho de 2024, que determinou a suspensão de novos descontos de associações em aposentadorias e pensões.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Ciclone em São Paulo faz voos de Brasília retornarem à capital federal

Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…

6 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Zema diz que Lula conduz economia com “anabolizantes”; e reafirma candidatura à presidência

Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que  campo…

11 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Expectativa do comércio para o Natal tem queda em relação ao ano passado

Coluna Capital S/A de 9 de dezembro  Por SAMANTA SALLUM  O comércio do DF espera…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

1 semana atrás