CNI critica Banco Central por aumento “injustificado” dos juros

Compartilhe

Por Samanta Sallum

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criticou o Conselho de Política Monetária  (Copom) pelo aumento de um ponto percentual na Selic, levando-a para 13,25%. “A decisão não considera, no entanto, os efeitos impactantes dos juros e na taxa de câmbio na própria inflação. O comprometimento com o equilíbrio fiscal e com a racionalidade dos gastos públicos precisam ser exercidos e cobrados por todos”, destacou o presidente da entidade, Ricardo Alban.

A entidade aponta como o ciclo da alta de juros vem afetando as atividades econômicas do país. Em novembro de 2024, a produção industrial caiu 0,6% em relação ao mês anterior, sendo o segundo mês consecutivo de queda. Ainda, ocorreu redução no volume vendido no varejo de 1,8% no mesmo mês, revertendo o crescimento que havia sido registrado em outubro. Já nos serviços, houve recuo de 0,9%, praticamente anulando a alta que tinha sido obtida no mês anterior.

“Diante disso, fica evidente que o aumento dos juros representa mais custos financeiros para as empresas”, reforça Alban.

Para a CNI, a alta da Selic decidida ontem, por unanimidade dos membros do Copom, é “injustificada”. Segunda a entidade, a decisão não leva em conta os efeitos da aprovação do pacote fiscal, que ainda deve ser ampliado este ano, segundo declarações do governo federal, e a forte desaceleração do impulso fiscal, observada desde o segundo semestre de 2024 e que seguirá em 2025.

Pelas projeções da CNI, as despesas federais devem apresentar um crescimento real de 2,3% este ano, em comparação com um crescimento próximo a 4% em 2024.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Bolsonaro e Lula não combateram a corrupção”, diz Kassab a investidores do mercado financeiro

Líder do PSD tinha na programação reunião com os 50 maiores clientes da InvestSmart para…

2 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Confira as regiões onde o aluguel mais subiu, e que mais valorizaram para a venda no DF

Mercado de imóveis usados: veja abaixo lista das 10 áreas na capital federal que mais…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Fecomércio/DF define chapa única para reeleição de presidente

Por SAMANTA SALLUM  Foi concluído o processo eleitoral dos sindicatos empresariais do setor terciário do…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Biodiversidade da Amazônia com a sofisticação de Milão: a marca de Lucas Pinheiro

Por SAMANTA SALLUM  O campeão olímpico Lucas Pinheiro Braathen desponta com talento esportivo e também…

1 semana atrás
  • Sem categoria

BRB quer emitir novas ações para arrecadar R$ 8 bilhões

Por SAMANTA SALLUM  O Banco de Brasília convocou Assembleia Geral Extraordinária para 18 de março…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Presidente da CLDF quer incluir condições para uso de imóveis públicos em socorro ao BRB

A articulação para convencer deputados distritais a aprovarem ao projeto de lei de ajuda ao…

2 semanas atrás