Por Samanta Sallum
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criticou o Conselho de Política Monetária (Copom) pelo aumento de um ponto percentual na Selic, levando-a para 13,25%. “A decisão não considera, no entanto, os efeitos impactantes dos juros e na taxa de câmbio na própria inflação. O comprometimento com o equilíbrio fiscal e com a racionalidade dos gastos públicos precisam ser exercidos e cobrados por todos”, destacou o presidente da entidade, Ricardo Alban.
A entidade aponta como o ciclo da alta de juros vem afetando as atividades econômicas do país. Em novembro de 2024, a produção industrial caiu 0,6% em relação ao mês anterior, sendo o segundo mês consecutivo de queda. Ainda, ocorreu redução no volume vendido no varejo de 1,8% no mesmo mês, revertendo o crescimento que havia sido registrado em outubro. Já nos serviços, houve recuo de 0,9%, praticamente anulando a alta que tinha sido obtida no mês anterior.
“Diante disso, fica evidente que o aumento dos juros representa mais custos financeiros para as empresas”, reforça Alban.
Para a CNI, a alta da Selic decidida ontem, por unanimidade dos membros do Copom, é “injustificada”. Segunda a entidade, a decisão não leva em conta os efeitos da aprovação do pacote fiscal, que ainda deve ser ampliado este ano, segundo declarações do governo federal, e a forte desaceleração do impulso fiscal, observada desde o segundo semestre de 2024 e que seguirá em 2025.
Pelas projeções da CNI, as despesas federais devem apresentar um crescimento real de 2,3% este ano, em comparação com um crescimento próximo a 4% em 2024.
Por Samanta Sallum Enquanto nos EUA, com a eleição de Donald Trump, há um movimento…
A nova unidade do Senac terá mais de 30 cursos, sendo 10 voltados para gastronomia…
Por Samanta Sallum Atriz que interpreta Vera Paiva, a Veroca, em “Ainda Estou Aqui”, que concorreu…
Por Samanta Sallum Com objetivo de capacitar empreendimentos do setor turístico em práticas de sustentabilidade…
Organização do evento saiu da Secretaria de Cultura para ser liderada pela Secretaria de Turismo.…
Celso Sabino disse ao Correio que tratou do assunto com o novo presidente do Senado,…