Por Samanta Sallum
Em 2024, os pequenos negócios atingiram a marca de 20,9 milhões de estabelecimentos no Brasil e, no ano passado, foram responsáveis por oito em cada dez empregos no país. A três meses das eleições municipais, o Sebrae apresentou a publicação Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio.
O material traz um roteiro destinado àqueles que concorrem às prefeituras nas eleições deste ano. São propostas práticas que podem ser incorporadas nas campanhas e nos Planos de Governo de modo que o candidato se apresente como um aliado das micro e pequenas empresas.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, que já foi prefeito, destaca a relevância do empreendedorismo para a economia. “Os pequenos negócios têm um papel estratégico, na medida em que são a base da economia dos mais de 5,5 mil municípios no país. Por duas vezes fui prefeito da cidade de Blumenau e pude constatar o quanto o empreendedorismo é essencial para o fortalecimento dos valores e das potencialidades locais.”
Relação DF/Entorno
O documento traz propostas nos temas: Compras Governamentais; Cooperativismo e Crédito; Empreendedorismo Feminino e Diversidade; Empreendedorismo na Escola; Gestão Municipal; Inclusão Socioprodutiva; entre outros.
No Distrito Federal, não ocorre eleição municipal, mas a cartilha do Sebrae poderá ser importante referência para os candidatos às prefeituras do Entorno, de cidades cuja população precisa utilizar os serviços públicos da capital federal. É, em Brasilia, também que procura por emprego devido à falta de oportunidades em suas regiões.
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…
Por SAMANTA SALLUM Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…
Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…