Por Samanta Sallum
O governador Ibaneis Rocha, durante o almoço-debate do Lide/Brasília, afirmou que já pediu ao secretário de Economia, Ney Ferraz, para realizar o estudo técnico sobre a redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A medida é uma demanda do setor produtivo.
“Sou favorável à redução de tributos. Principalmente essa do ITBI tem meu apoio. Eu tenho uma visão de que quanto menos o governo cobra, mais arrecada”, destacou no evento do Grupo de Lideranças Empresariais de Brasília. Sobre o recente aumento do ICMS no DF, disse que “foi obrigado” a fazê-lo devido à pressão do impacto da queda de arrecadação sobre combustíveis.
Para regularizar contratos de gaveta
Historicamente, o ITBI era de 2% até que, no governo de Rodrigo Rollemberg, em 2016, com aprovação dos distritais, subiu a 3%. Ibaneis, ao assumir o Executivo local, em 2019, manteve o percentual. Mas chegou a tomar uma medida temporária para incentivar a regularização da grande quantidade de contratos de gaveta. Baixou para 1% entre janeiro e março de 2022.
Desta vez, o secretário de Economia, Ney Ferraz, disse não haver previsão de fazer algo temporário. A medida, sendo viável, será de caráter permanente, em resposta ao questionamento da presidente do Lide Mulher, Janine Brito.
Comemoração de aniversário
No evento do Lide/Brasília, que reuniu empresários, autoridades e políticos, houve um momento especial para festejar os aniversariantes do mês, a começar pelo do anfitrião, Paulo Octávio. Ele preside a entidade e nasceu no dia 13. Com direito a bolo, vela e parabéns, celebraram o presidente do TRE, desembargador Roberval Belinati; os empresários Paulo Muniz e Dionyzio Klavdianos; o deputado federal Julio; e Walid Sariedine, presidente da Junta Comercial do DF. O governador Ibaneis Rocha também participou da confraternização.
Suspenso edital de concessão da Rodoviária
Para atender a recomendações do Ministério Público, a Secretaria de Mobilidade Urbana suspendeu o edital de concessão da Rodoviária do Plano Piloto. O governador Ibaneis explicou que achou correto fazer as melhorias no edital: “Entendemos que vale a pena atender ao MP para que a licitação seja bem feita. A secretaria suspendeu por três dias, para depois republicar o edital”.
Refis: prorrogação de análise
O secretário de Economia, Ney Ferraz, informou à coluna que vai assinar decreto prorrogando o prazo para análise de habilitação das empresas que pagaram o sinal de adesão ao Refis, mas que ficaram de fora do trâmite. É a resposta ao pedido da Fecomércio e do distrital Joaquim Roriz Neto (PL). Um grupo de 160 empresários, apesar de ter entrado com o pedido na Secretaria dentro do prazo, tinha recebido a informação de que “não havia tempo hábil para análise dos processos”.
Mais dinheiro para Cultura
O secretário de Cultura, Cláudio Abrantes, participou do evento Lide ontem e vendeu seu peixe junto à Secretaria de Economia. Ele apontou que há um potencial de recursos de R$ 100 milhões por ano para investimentos no setor, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e que pouco está sendo captado junto às empresas. Não se está chegando a R$ 6 milhões.
G20 em Brasília
A capital federal é uma das cidades-sede da reunião de cúpula do G20. A rodada aqui vai coincidir com o aniversário de Brasília. Será entre 20 e 22 de abril. Para isso, Claudio Abrantes quer investir mais na comemoração da data. Nesta semana, as reuniões do G20 estão ocorrendo no Rio de Janeiro.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…