Por Samanta Sallum
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, assinou com a Neoenergia Brasília um Acordo de Cooperação Técnica para ações de eficiência energética, como a instalação de geração solar fotovoltaica no prédio da corporação, no Setor Policial Sul. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora, regulado pela Aneel e tem como finalidade promover o uso de energia limpa e diminuir o valor das faturas de luz de prédios públicos.
A iniciativa vai representar redução de R$ 536 mil aos cofres públicos por ano. O investimento da parceria é da Neoenergia e será de R$ 1,6 milhão. Pelo acordo, será construída uma usina solar para atender a PF, e a empresa ainda vai substituir mais de 4 mil lâmpadas internas ineficientes por modelos com a tecnologia LED.
Participaram da assinatura do acordo João Paulo Rodrigues, diretor institucional da Neoenergia e Frederico Candian, diretor-presidente da empresa em Brasília. “Temos mais de 100 unidades da PF em todo o país, e nosso interesse é ampliar essa parceria”, reforçou Andrei Rodrigues.
Descarbonização
Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que também esteve presente na assinatura, elogiou a iniciativa. “Essa usina da PF junto com a do prédio da Aneel serão as maiores do DF. Isso nos orgulha muito enquanto órgão regulador e fomentador das ações de eficiência energética”, ressaltou.
“A inauguração dessa usina contribui não apenas com a questão da rentabilidade dos custos da Polícia Federal, mas inaugura, também, o uso de uma fonte renovável de energia limpa na instituição, o que reforça o nosso compromisso com as ações de descarbonização”, afirmou a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.
Em 2023, a Neoenergia Brasília realizou ações semelhantes no DF em prédios públicos e assistenciais (escolas, hospitais, postos médicos e instituições filantrópicas). Foram beneficiadas 109 unidades, entre elas instalações da UnB, da CAESB e do Metrô.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…