Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília vai ser encaminhado à Câmara Legislativa até dezembro
Por Samanta Sallum
Com a participação de representantes da comunidade do Plano Piloto, de entidades da sociedade civil, do GDF e do Iphan, foi realizada no sábado a oitava e última audiência pública para discutir a proposta do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). A minuta do PLC sobre o tema foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e apresentada à população no auditório Fepecs, na Asa Norte. Cerca de 500 pessoas debateram o texto. O evento teve caráter consultivo, com o intuito de debater e recolher contribuições para o projeto.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, esteve presente e disse que aquele era um “momento de construção democrática do projeto de lei”. Ele apontou que é possível conciliar preservação com desenvolvimento.
“Brasília é o maior perímetro urbano tombado do mundo. Não é uma adversária do desenvolvimento, do bem viver, e da geração de oportunidades econômicas. Essa dicotomia é atrasada e ultrapassada”, destacou Grass.
A partir de agora, a Seduh avaliará as sugestões apresentadas pela população, fazendo os ajustes técnicos necessários. Em seguida, o texto será levado à análise do Conplan e, com a deliberação do colegiado, encaminhado à Câmara Legislativa até o final do ano.
Lista de bens tombados
A versão mais recente propõe a flexibilização de usos e atividades em determinadas áreas, lista os bens tombados ou com indicação de preservação, mantém o uso exclusivo residencial nas quadras 700 da Asa Sul, entre outros pontos.
“Foi um projeto muito bem bem elaborado em conjunto com a sociedade e outros órgãos. Tenho a certeza que essa proposta atenderá aos anseios da sociedade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…