Edifício-Sede do Banco Central do Brasil em Brasília
Por Samanta Sallum
Embora alguns analistas tenham apostado em um corte mais radical, de 0,75 ponto porcentual (p.p), entidades ligadas ao comércio entendem que a redução de 0,5 (p.p.) é apropriada, pois os juros mais longos estão subindo consistentemente frente ao receio da política fiscal.
Somente nos primeiros seis meses do ano, o governo já atingiu um déficit fiscal de R$ 100 bilhões, o que mostra uma postura expansionista que ameaça pressionar a demanda no futuro.
Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) surpreendeu positivamente, ao registrar um aumento de apenas 0,23%, abaixo das expectativas do mercado, que esperava 0,28%, indicando um cenário inflacionário relativamente estável.
Fecomércio DF
A Fecomércio-DF e o setor produtivo da capital federal receberam com entusiasmo a notícia sobre nova redução da taxa Selic para 12,75% ao ano. “Feito de maneira correta e cautelosa, o corte de 0,5 eleva a expectativa de melhoria no ambiente de negócios, principalmente para o período de vendas de fim de ano”, avaliou o presidente da entidade, José Aparecido Freire.
Segundo ele, a decisão do Banco Central é boa para todo o empresariado do país. “Os juros mais baixos permitirão maior capacidade de planejamento e investimento, possibilidade de aumento nas vendas no Dia das Crianças, Black Friday e Natal, com geração mais empregos e renda para a economia do Distrito Federal e de todo o país”, reforçou.
Reforma Administrativa
Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir a Selic, é correta, considerando o aumento do preço do petróleo e incertezas da política fiscal.
Ainda segundo a entidade, o corte de gastos e a Reforma Administrativa são essenciais para manter a redução de juros em 2024 e para melhorar as condições de investimento, receita, renda e emprego do setor privado nos próximos anos.
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…
Por SAMANTA SALLUM Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…
Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…
Coluna Capital S/A de 28 de novembro Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…