Tesouro Nacional vai anunciar medidas para melhorar capacidade de pagamento da administração pública
Por Samanta Sallum
Depois do Desenrola Brasil para a população limpar o nome com a renegociação de dívidas, o governo federal pretende agora socorrer estados e municípios. O objetivo é melhorar a capacidade deles de contrair empréstimos e créditos com instituições de financiamento.
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, vai anunciar nos próximos dias um pacote de medidas que ajudará a elevar a classificação dos que se encontram nas faixas C e D. Ou seja, que devido ao alto grau já de endividamento não podem obter mais financiamentos. Será uma medida que poderá ajudar estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Acre e Rio de Janeiro.
O Tesouro Nacional classifica de A a D a capacidade de contrair financiamentos. Significa a probabilidade da administração pública de pagar suas dívidas. Fontes da STN explicam que a metodologia deve ser alterada, flexibilizando alguns patamares de referência orçamentária dos estados e municípios. Isso ajudará que vários saiam de classificação ruim para outra que possibilite a captação de financiamentos, com BNDES, Bando do Brasil, BID e entre outros.
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …
Empresas registraram milhões em perdas, no último ano, com a ação de quadrilhas que revendem…
Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…