Vem aí o Desenrola para estados e municípios

Compartilhe

Tesouro Nacional vai anunciar medidas para melhorar capacidade de pagamento da administração pública

Por Samanta Sallum

Depois do Desenrola Brasil para a população limpar o nome com a renegociação de dívidas, o governo federal pretende agora socorrer estados e municípios. O objetivo é melhorar a capacidade deles de contrair empréstimos e créditos com  instituições de financiamento.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, vai anunciar nos próximos dias um pacote de medidas que ajudará a elevar a classificação dos que se encontram nas faixas C e D. Ou seja, que devido ao alto grau já  de endividamento não podem obter mais financiamentos. Será uma medida que poderá ajudar estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Acre e Rio de Janeiro.

O Tesouro Nacional classifica de A a D a capacidade de contrair financiamentos. Significa a probabilidade da administração pública de pagar suas dívidas. Fontes da STN explicam que a metodologia deve ser alterada, flexibilizando alguns patamares de referência orçamentária dos estados e municípios. Isso ajudará que vários saiam de classificação ruim para outra que possibilite a captação de financiamentos, com BNDES, Bando do Brasil, BID e entre outros.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF tem de ser sancionado até 6 de fevereiro

Por SAMANTA SALLUM  Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

“GDF tem muito patrimônio e pode ajudar BRB”, confirma secretário de Economia

Gestor comparou possível ajuda ao BRB  a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Sindiatacadista define chapa única para eleição

Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB destitui diretora de Controle e Riscos;e envia nome de substituta ao BC

Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo  Por SAMANTA SALLUM …

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Efeito Mounjaro nas farmácias: engorda vendas; e prejuízos com assaltos

Empresas registraram milhões em perdas, no último ano, com a ação de quadrilhas que revendem…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB quer vender ativos recuperados junto ao Banco Master

Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…

1 semana atrás