Por Samanta Sallum
O setor de shopping centers no país registrou aumento de 6,8% nas vendas no primeiro trimestre de 2023, segundo balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Entre as regiões, os maiores destaques ficaram por conta do Centro-Oeste e Nordeste, com elevações de 8,4% e 7,7%, respectivamente, seguidos pelo Sudeste (6,6%), Sul (com 6%) e Norte (2,5%).
Pandemia
Em comparação ao período pré-pandemia, o 1º trimestre de 2023 teve crescimento de 0,3% sobre as vendas em relação ao mesmo intervalo de 2019. O fluxo de pessoas em shopping centers mostrou-se 13,2% superior no primeiro trimestre em relação ao do ano passado.
Menor pressão inflacionária
“Entre os fatores que contribuíram para o crescimento estão as menores pressões inflacionárias em bens industrializados, como vestuário no começo do ano, e avanços da renda real do trabalho. O resultado representa uma aceleração frente ao trimestre anterior, que havia sido impactado por fatores macroeconômico, como incertezas políticas, juros mais altos e pressões no orçamento familiar”, avaliou o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
R$ 191,8 bilhões
Faturamento do setor em 2022, alta de 20,5% em relação a 2021
Cenário favorável no DF
No Distrito Federal, os shoppings das Organizações PaulOOctavio ilustram o cenário favorável. Entre os meses de janeiro e junho de 2023, os centros de compras que integram o grupo — Brasília, JK, Taguatinga e Terraço Shopping — apresentaram, em média, um aumento de 20% em relação ao fluxo de pessoas, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento em média subiu 15%.
Prêmios
O Brasília e o Taguatinga Shopping foram destaque na premiação da Abrasce. O primeiro conquistou o ouro, na categoria institucional, pela ação Rooftop de Aniversário, promovida em comemoração aos 25 anos. Um prêmio até inédito para um shopping do DF. E o Taguatinga ficou com troféu bronze pela ação Pix do Noel, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.
Sinergia
“Os dados revelam o resultado de um trabalho minucioso realizado pelos centros de compras. Estrategicamente, o mix dos malls são formatados em sinergia com os consumidores que ali transitam”, avaliou Geraldo Mello, diretor de shoppings centers das Organizações PaulOOctavio.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…