Companhia Energética de Brasília passará de prestadora à concessionária de serviço de iluminação pública no DF
Por Samanta Sallum
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recebeu ontem comunicado oficial sobre o novo perfil de atuação da CEB, que passará de prestadora a concessionária de serviços. Na prática, isso permitirá a empresa investir recursos próprios diretamente na expansão e na renovação da rede de iluminação pública do DF. A CEB holding fechou o exercício de 2022 com lucro líquido de R$ 196 milhões. A empresa também pretende captar recursos do mercado.
Um dos maiores propósitos da CVM é cuidar da integridade do mercado de capitais. Portanto, ela garante que seja possível investir em lugares seguros e transparentes.
Regulamentação
O GDF e a CEB vão agora tratar da regulamentação da lei e da celebração do contrato de concessão. A Câmara Legislativa aprovou, na terça-feira, o projeto de lei que outorga à Companhia a prestação dos serviços de iluminação pública, diretamente ou por meio de suas subsidiárias, mediante concessão.
O GDF tem 80% do capital da CEB e acionistas na BV, 20%. “Os acionistas e o mercado em geral serão devidamente informados sobre os desdobramentos desta aprovação, tais como a sanção da lei pelo governador do Distrito Federal e o decreto regulamentar”, diz o comunicado à CVM.
“Inauguramos, a partir de agora, uma nova fase na empresa, com mais eficiência de gestão. E vamos captar recursos no mercado para modernizar toda a iluminação pública do DF em 3 anos”, afirmou o presidente da CEB, Edison Garcia.
Mais aporte financeiro
No modelo atual, a CEB presta serviços à Secretaria de Obras, que a paga por projeto. No entanto, não há capacidade financeira do GDF de aportar, com a rapidez necessária, os R$ 350 milhões para modernizar os pontos de iluminação já existentes, passando para led, e instalar mais 70 mil postes de luz que o DF demanda. Agora, com a nova CEB, será possível.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…